Fenômeno da “onda azul fluorescente” ocorre no litoral paulista


Uma cena de ficção científica foi flagrada por um morador de Santos, litoral de São Paulo, na madrugada do domingo, 26: uma luz azul luminosa nas ondas do mar.

O fenômeno, chamado pelos especialistas de bioluminescência, ocorre quando criaturas marinhas microscópicas se agrupam e se agitam. Thiago Nascimento, biólogo do Instituto Gremar, explica o fenômeno: “Os fitoplânctons realizam esse processo biológico que ocorre quando bilhões deles são agitados ao mesmo tempo. Isso acontece também em outras praias do Brasil e do mundo, mas como aqui há muita iluminação, às vezes essa reação passa despercebida”.

Thiago Lemos “Flipper”, o morador que registrou o fenômeno, estava na praia com alguns amigos. Ele conta que a visão da onda azul ocorreu por cerca de 2h da manhã. “Eu trabalho na região e estava com uns amigos quando começamos a olhar o mar e ver uma luz azul”.

O fenômeno também foi visto por um grupo de remadores de Santos. Antônio Borges, um dos deles, disse que viu a onda luminosa na praia do Góes, no Guarujá. “Muito lindo. Nunca tinha visto nada igual”, contou o remador.

Leia também:

O BORDADO NAS COPAS DAS ÁRVORES DA MALÁSIA: IMAGENS ESPETACULARES

Fonte: razoesparaacreditar




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...