praia_azul

Fenômeno da “onda azul fluorescente” ocorre no litoral paulista

Uma cena de ficção científica foi flagrada por um morador de Santos, litoral de São Paulo, na madrugada do domingo, 26: uma luz azul luminosa nas ondas do mar.

O fenômeno, chamado pelos especialistas de bioluminescência, ocorre quando criaturas marinhas microscópicas se agrupam e se agitam. Thiago Nascimento, biólogo do Instituto Gremar, explica o fenômeno: “Os fitoplânctons realizam esse processo biológico que ocorre quando bilhões deles são agitados ao mesmo tempo. Isso acontece também em outras praias do Brasil e do mundo, mas como aqui há muita iluminação, às vezes essa reação passa despercebida”.

Thiago Lemos “Flipper”, o morador que registrou o fenômeno, estava na praia com alguns amigos. Ele conta que a visão da onda azul ocorreu por cerca de 2h da manhã. “Eu trabalho na região e estava com uns amigos quando começamos a olhar o mar e ver uma luz azul”.

O fenômeno também foi visto por um grupo de remadores de Santos. Antônio Borges, um dos deles, disse que viu a onda luminosa na praia do Góes, no Guarujá. “Muito lindo. Nunca tinha visto nada igual”, contou o remador.

Leia também:

O BORDADO NAS COPAS DAS ÁRVORES DA MALÁSIA: IMAGENS ESPETACULARES

Fonte: razoesparaacreditar

Sobre Gisella Meneguelli

Gisella Meneguelli
É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o GreenMe desde 2015.
Anteriores Bronquiolite em crianças: o que é, os sintomas e as curas
Próximo DISLEXIA: o que é, o que fazer e Como Identificar

Veja Também

Clitória: essa linda flor de nome sugestivo, além de alimentícia, é medicinal!

Clitória, como o próprio nome já diz, é uma linda flor que lembra o clitóris, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *