Como afastar cobras deixando o quintal menos atrativo a elas


Se você mora no meio de uma cidade, talvez nunca veja uma cobra em seu quintal. Agora, se você mora em uma área rural, as chances são muito maiores.

À medida que a urbanização continua a avançar para as florestas, os novos residentes (humanos) ficam surpresos ao ver uma cobra na varanda, embora seu bairro já tenha sido anteriormente o lar da cobra. Basicamente, se você mora perto de uma área natural, provavelmente as cobras irão vagar pelo seu quintal.

Não há muito o que fazer a respeito: as cobras podem ser atraídas para dentro de sua casa.

Na maioria das vezes elas são atraídas porque precisam de 3 fatores principais para sobreviver: abrigo, água e alimento. 

A chave para mantê-las longe de sua propriedade é privá-las de todos os fatores acima e ainda evitar o seu acesso à casa, de modo que vão procurar pelo sobrevivência em outro lugar.

Acesso

A primeira coisa é evitar o acesso das cobras à casa fazendo barreiras físicas para que elas não possam entrar pelas portas, janelas e telhados.

Abrigo

Se elas não tiverem acesso à casa podem procurar por abrigo no seu quintal.

A maioria das cobras – especialmente as venenosas – superaquece facilmente ao sol e, por isso, não passam muito tempo ao ar livre. Elas procuram sombra sob arbustos, em tocas de roedores ou em baixo do telhado da varanda ou quartinho de ferramentas.

O que fazer?

O segredo para tornar seu quintal pouco atraente para as cobras é eliminar o que chamam de “sombra baixa“. Isso inclui estruturas que fornecem sombra, objetos e plantas que são rasteiras e fornecem sombra e esconderijos para as cobras.

Lenha, pilhas de pedra e azulejos empilhados, revestimento de estanho ou madeira compensada criam literalmente mansões de cobras. Muitas propriedades também têm galpões que são elevados acima do solo, criando alguns centímetros de espaço para estes animais rastejarem perfeitamente embaixo.

Se a casa, por exemplo, for suspensa, tendo um espaço para animais rastejantes, ou então um porão ou uma varanda onde os animais possam se esconder, é recomendado fechar o acesso a eles ou os ambientes podem ser invadidos por cobras, roedores, gambás e outros animais selvagens.

Características de um lugar pouco atraente

Um quintal pouco atraente para as cobras (principalmente as peçonhentas) tem as seguintes características:

  1. a grama é mantida aparada;
  2. as plantas escolhidas para o paisagismo são “finas” em vez de arbustivas, de modo que lançam pouca sombra e pode ser visto facilmente a base do arbusto;
  3. a lenha deve ser armazenada em uma mesa ou outra plataforma elevada alguns metros acima do solo, sem pilhas de entulho;
  4. as cobras não podem rastejar por baixo dos edifícios porque estão niveladas com o solo ou porque o acesso sob as varandas ou em espaços de rastejamento está bloqueado.

Água e comida

As cobras também precisam de água e comida, além de possuir uma ótima memória. Assim que encontrarem um local adequado para beber ou caçar, eles voltarão para buscar mais.

Por exemplo, eliminar algumas fontes de água como torneiras pingando, plantas que acumulam água e alimentadores de pássaros é um passo fácil para tornar seu quintal um não refúgio para cobras.

Em algumas áreas, roedores são um golpe duplo em termos de risco de aparecimento de cobras: estes animais representam um grande risco para a cascavel porque são saborosos e porque suas tocas são abrigos perfeitos.

Veja os exemplos com imagens esclarecedoras no vídeo do canal Papo de Cobra no Youtube:

 

Como saber se tem cobra na área?

Será que alguma serpente tem visitado sua casa ou vem fazendo abrigo nela?

As cobras podem deixar sinais de que passaram por ali, por exemplo:

  • deixando troca de pele por onde passam
  • marcas de seu corpo no terreno
  • ruídos típicos como os da cascavel
  • animais de estimação com ferimentos e marcas de briga (leve-o ao veterinário)

Equipamentos de segurança

Depois de acabar com esconderijos, algumas fontes de água, roedores e suas tocas, talvez as cobras desapareçam da sua casa. Ainda assim, poderá haver uma cobra em seu quintal de vez em quando.

Portanto, deve-se usar o bom senso: NÃO MATE AS COBRAS!

  • calce sapatos sempre que for fazer alguma coisa no quintal e
  • olhe sempre onde coloca as mãos e os pés.

Ao fazer isso, o risco de uma picada diminui bastante. Os cães também ajudam a avisar caso alguma cobra esteja perto.

Apesar de todos esses cuidados, alguns quintais atraem muitas cobras dependendo de onde a casa estiver localizada, principalmente se for em meio à natureza.

Afinal, são os seres humanos que invadem as casas das cobras e de outros animais.

Não mate as cobras. Ajude a preservá-las! Elas também têm sua importância na grande biodiversidade da Terra!

Fontes:

  1. medium.com
  2. rattlesnakessolutions.com
  3. Papo de Cobra
  4. snakeymama.com

Talvez te interesse ler também:

A Simbologia da COBRA e seus Vários Significados

O que significa sonhar com cobras?

Cobras-liga: a espécie de cobras amigas que preferem sair juntas e viver em grupo

Aquecimento global pode causar aumento do número de cascavéis

Bichos pretos aglomerados caminhando uns sobre os outros: o que é isso?

Pedestres e motoristas pararam o trânsito de uma rodovia para fazer uma cobra passar

Quais são as cobras mais venenosas do mundo? 

Ter medo de aranhas e cobras é natural e inato, diz pesquisa 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...