menina beija porquinho
menina beija porquinho

Dia Mundial de TODOS os Animais. Por que uns a gente ama, outros a gente odeia?

No dia 4 de Outubro é celebrado o Dia Mundial dos Animais, data esta que nos remete à importância e a necessidade de preservar e valorizar a Vida Animal, desde a menor criatura até a maior delas!

Só com essa Consciência, o ser humano poderá avançar em sua humanidade e estabelecer uma melhor relação com a Natureza e com o planeta Terra, 

O Dia Mundial dos Animais é utilizado como instrumento de conscientização por comunidades religiosas, instituições educacionais, Ongs de proteção animal e entidades de defesa dos animais para promover ações que exaltem a importância de proteger todos os animais, sem distinção, desde os de estimação passando pelos selvagens até os insetos pois, a existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio de todo o ecossistema da Terra.

Vamos combater o especismo, conhecer a importância do veganismo e estabelecer o respeito à Vida Animal. 

4 de Outubro: origem da data

A origem desta data dedicada aos animais se deu em 1931, em Florença, Itália, por ocasião de uma convenção de ecologistas voltada para a Defesa e Preservação da Vida Animal em todas as suas formas. Desde então, convencionou-se que o Dia Mundial dos Animais fosse o dia 4 de Outubro.

Esse dia foi escolhido por ser a data de homenagem à São Francisco de Assis, monge cristão que amava e defendia muito a natureza e os animais, por isso é considerado pela Igreja Católica, o Padroeiro dos Animais:

Abaixo o Especismo!

Esta data nos recorda que cada criatura tem seu papel, sua função e é uma expressão de vida, por menor que seja!

Como exemplo disso, é importante ressaltar que por mais insignificante ou repulsiva que possa parecer uma criatura, como por exemplo, a barata, ela faz parte da diversidade da vida e tem uma finalidade na natureza, como decompositora de restos orgânicos, por exemplo. Sem as baratas nosso planeta ficaria infestado de sujeira.  Além do mais, as baratas servem como alimento a outros animais, como aves, lacraias, aranhas e escorpiões.

Infelizmente, pela falta de consciência do ser humano, insetos de vital importância para o equilíbrio do ecossistema como Joaninhas, Formigas, Centopeias e Abelhas estão diminuindo ou até desaparecendo, devido ao uso de pesticidas, inseticidas e por desrespeito à vida deles.

Para reverter essa situação, é necessário compreender que os insetos, assim como outras espécies são extremamente importantes para a o equilíbrio da vida no planeta Terra.

phoenix peta

E para agir em consonância com essa postura ética é necessário se adotar a atitude de inclusão animal, abolindo o Especismo que é a discriminação e o preconceito fundamentados na mentalidade de que as outras espécies são inferiores e sem importância diante dos humanos.

Veganismo é Respeito à Vida!

Na contra-mão do Especismo temos o Veganismo que é um movimento em prol do respeito e preservação para com todas as espécies animais. Afinal, diante da Criação somos Vida encapsulada e estamos vinculados pela interdependência que existe entre todos os seres. O mal que é feito à uma criatura, de alguma forma irá repercutir na ordem natural do nosso planeta.

Para trazer à luz da consciência que a Vida de cada espécie animal tem seu valor na Criação e perante à biodiversidade de nosso Planeta, assista este vídeo Vida é Vida:

Para a preservação e o equilíbrio da Vida no planeta Terra há a necessidade de que cada ser humano amplie sua visão, mude seus hábitos e faça novas escolhas que promovam Vida.

E para alcançar esses objetivos se faz necessário PARAR de tratar os animais como objetos e produtos de exploração e consumo, de contribuir com o sofrimento e a matança das espécies, de alimentar a crueldade para com os animais e consequente, a degeneração humana! 

A transformação dessa perversa realidade se dará quando o ser humano estabelecer uma relação harmônica com todos os Seres da Criação, baseada na compaixão, na ética, no respeito e no AMOR à TODAS as espécies.

Um feliz Dia Mundial dos Animais para você!

Talvez te interesse ler também:

MORREU TIKIRI: ELEFANTA NÃO RESISTIU DEPOIS DE TER SIDO FORÇADA A DESFILAR NA PARADA RELIGIOSA, APESAR DE SUA CONDIÇÃO

ESCOLA ESPANHOLA INCLUI PROTEÇÃO ANIMAL COMO DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

O SIMPÁTICO RESGATE DO FAT RAT, O RATO OBESO QUE FICOU PRESO NO BUEIRO (VÍDEO)

Sobre Deise Aur

Avatar
Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.

Veja Também

Animais, pedras e conchas: da praia nada se toca e nada se leva. É crime!

Quando se vai à praia, a primeira coisa que se deve ter em mente é …