Uma rara zebra de bolinhas, fotografada na África


Já imaginou ver um animal que parece uma mistura de potro com zebra e ainda com a cor marrom e sem listras? 

Esse animal existe e vive na Reserva Florestal do Quênia, na África, e é uma filhote batizada com o nome de Tira pelo guarda-florestal que a avistou primeiro.

Veja esse animal raro através das fotos, tiradas pelo  guarda florestal e publicadas na página do Facebook da  Maasai Mara Wildlife Conservancies Association, com a seguinte legenda:

“Ontem à noite, um guia Maasai descobriu um caso de mutação genética em uma zebra bebê no Maasai Mara e a nomeou após seu sobrenome – Tira.
Hoje de manhã fomos os primeiros a visitar Tira!
Alguns anos atrás, houve um caso semelhante, no entanto, a zebra ainda mantinha as listras e a cauda em forma de pincel.
Tira, no entanto, tem padrões que aparecem como bolinhas!
Espero que os especialistas analisem esse caso e compartilhem descobertas interessantes em breve! ”.

Os internautas apreciaram as postagens com muitas curtidas e comentários de admiração e também informações à respeito das características raras de Tira. 

Diferenças de Tira em comparação com as outras zebras

Tira é bem diferente, pois enquanto as zebras comuns têm listras pretas e brancas no corpo, Tira tem manchas brancas no formato de bolinhas, espalhadas em seu corpo e sobre a camada de pelo marrom.

Outras diferenças de Tira são as pernas mais longas do que as zebras comuns, uma mancha mais escura e uniforme que lembra uma capa e fica ao longo das costas. Além disso, a sua cor lembra a da anta.

Possível causa desse animal ser tão diferente

O aumento da temperatura pode ser uma das possíveis causas dessa mutação genética nesse animal, que lhe conferiu excesso de melanina, causando o pigmento escuro da pelagem.

Função das listras das zebras

As listras das zebras são de fato um mecanismo de defesa delas para confundir os predadores, e esse é o lado desvantajoso de Tira ser tão diferente, pois, quando as zebras estão em bando, dificultam que o predador distingua individualmente sua presa.

Tira sendo diferente se destaca demais das outras se tornando vulnerável aos predadores.

Nem a Ciência explica…

A bela e sui generis Tira se trata de um espécime bem distinto que a Ciência, através da Biologia, ainda não chegou à uma conclusão sobre essa diferenciação genética e de outras diferenças que esse animal raro possa apresentar à nível comportamental, ao longo de sua existência.

É a natureza sempre nos surpreendendo e nos emocionando.

Talvez te interesse ler também:

ISSO NÃO É UMA ZEBRA! O ZOO EGÍPCIO QUE PINTOU UM BURRO DE PRETO E BRANCO

MILHÕES DE ANIMAIS ATROPELADOS NO BRASIL. COMO EVITAR ATROPELAMENTOS

COMO AJUDAR UM PÁSSARO FERIDO OU QUE CAIU DO NINHO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...