Cabras reconhecem emoções em rostos humanos e amam as pessoas felizes (VÍDEO)


As cabras são atraídas pelos seres humanos com expressões faciais felizes. Aqueles que ainda acham que os animais não são empáticos nem são seres sensíveis, terão que pensar novamente e considerar que, provavelmente, até mesmo uma gama maior de animais pode ler o humor das pessoas muito mais do que se imaginava.

Isto é o que fora confirmado por alguns pesquisadores da Queen Mary, Universidade de Londres, segundo os quais as cabras são atraídas por rostos sorridentes.

Essa pesquisa confirma aquilo que há de mais terno no reino animal: todos nós podemos conquistar e sermos conquistados por um sorriso e se, até então, não havíamos evidências de que animais como cabras podiam ler expressões faciais humanas, agora novas maneiras de entender a vida emocional de todos os nossos amigos de quatro patas estão se abrindo.

Do estudo descobriu-se que os animais domésticos podem reagir a humanos com medo, indiferença ou ocasionalmente – no caso das cabras – hostilidade. Mas também que estas podem preferir pessoas que sorriem.

A análise ocorreu em um Santuário de cabras, o Buttercups Sanctuary for Goats em Kent, Grã-Bretanha, e consistiu em pendurar duas fotos em preto e branco a cerca de 1,3 metros de distância em uma das paredes da área de teste. Em seguida, foi introduzida uma cabra que poderia explorar livremente o ambiente.

Dessa forma, constatou-se que as cabras preferiam os rostos sorridentes e se aproximavam mais destas imagens de felicidade antes de examinar as imagens de raiva. Eles também exploraram por mais tempos os rostos sorridentes. Mas o efeito só era significativo se a imagem sorridente estivesse pendurada à direita. Se fosse à esquerda, os animais não davam preferência. Isso provavelmente dependeria do fato de as cabras usarem um lobo cerebral para processar informações, um fenômeno comum à outras espécies animais, ou que seja o lado esquerdo do cérebro aquele que processa as emoções positivas.

“Não só as cabras são perfeitamente capazes de interpretar nossas emoções – explicam os autores -, mas em suas relações com os homens, elas também mostram uma preferência marcada por pessoas felizes”.

O que isso significa? Sim, que as cabras “lêem” expressões faciais humanas, e que essa capacidade de percebê-las não é um dote limitado apenas às espécies com longa história de domesticação, como cães ou cavalos.

“O estudo – diz McElligott que liderou a pesquisa – tem implicações importantes sobre como interagimos com os animais, porque a capacidade de entender nossos sentimentos pode não ser exclusiva do ‘animal de estimação’ tradicional, mas muito mais difundida”.

Então na próxima vez que vir uma cabra…sorria 🙂

Sobre a inteligência dos animais, leia também:

NOVA ZELÂNDIA RECONHECE OS ANIMAIS COMO SERES SENCIENTES

RAIAS-JAMANTAS SE RECONHECEM NO ESPELHO E TÊM AUTOCONSCIÊNCIA

OS 10 ANIMAIS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

CÃES MAIS INTELIGENTES QUE GATOS? VEJA O QUE REVELA UMA NOVA PESQUISA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...