Yeti – Lenda e curiosidades sobre o Abominável Homem das Neves


O mundo está povoado de criaturas lendárias, ou melhor, dizem que está. Existem muitas lendas envolvendo diversos personagens, algumas delas mais críveis que outras. Uma das mais conhecidas é a do Yeti, popularmente conhecido como o “Abominável Homem das Neves”. Ele faz parte de muitos casos contados boca a boca, está presente em filmes, na literatura. Mas será que existe algum fundo de verdade sobre ele? Desvende agora esse mito e conheça mais sobre essa criatura singular.

QUEM FOI YETI?

Diz a lenda que um rei macaco se casou com uma ogra e, dessa união nasceu o Yeti, uma criatura originária do Himalaia, no continente asiático.

Medindo cerca de 3 metros, com um odor característico e “desagradável”, o Yeti, na verdade, tem personalidade tímida e gentil.

O termo “Abominável Homem das Neves” vem de Metohkanomi, que significa “Homem de Neve Suja”. A alcunha surgiu, em 1921, durante uma expedição inglesa no Everest.

Quem esteve lá garante que o Yeti existe. Já o nome Yeti deriva de Yeh-Teh, um termo tibetano.

CURIOSIDADES

Muitos fatos curiosos cercam a lenda do Yeti. Conheça algumas:

– Em 1986, o explorador Anthony Wooldridge diz ter visto o Yeti, nas montanhas do norte da índia. Ele contou, à época, que a criatura ficou imóvel por 45 minutos. No entanto, essa aparição – que é a mais famosa – foi comprovadamente equivocada, e o Yeti visto por Wooldridge era, na verdade, uma grande pedra coberta de neve;

– O Yeti é, segundo a lenda, um apaixonado por bebidas alcóolicas. Ele também gosta de se envolver “fisicamente” com outras espécies, como os humanos, gerando descendentes bastante peculiares, cada um deles adaptado ao clima;

– O governo do Nepal declarou, oficialmente em 1961, que o Yeti existe mesmo;

– Um aventureiro chamado N. A. Tombazi garante que viu um Yeti, em 1925, com pegadas que mediam 17 centímetros de comprimento por 10 cm de largura;

– Algumas pessoas garantem que o Yeti é um parente do Pé Grande, outra criatura lendária, originária dos Estados Unidos.

MAS O YETI EXISTIU MESMO?

Diversos estudos têm sido feitos para comprovar a existência do Yeti, tendo em vista a quantidade de pessoas que dizem que ele existe mesmo.

No entanto, até o momento, ninguém conseguiu comprovar a veracidade do Abominável Homem das Neves.

Uma das análises mais recentes, que gerou um estudo publicado na revista científica “Proceedings of the Royal Society B“, realizou uma avaliação de material genético encontrado na região do Himalaia, que incluía dentes, pele e material fecal do suposto Yeti.

Os estudiosos sequenciaram o DNA mitocondrial e descobriram que, das nove amostras apresentadas, oito eram de ursos da região e uma de um cachorro.

Porém essa decepcionante descoberta para quem realmente acredita no Abominável Homem das Neves não significa, necessariamente, que ele nunca existiu. O que acontece é que ninguém conseguiu provar ainda, mas existem cientistas, denominados criptozoologistas, que dedicam toda a vida a provar a existência desses mitos.

Quem sabe, futuramente, o Yeti, comprovadamente, seja real?!

Fonte foto




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...