Navio com 16 Mil Animais é Abandonado na Austrália


Um drama marítimo desencadeia preocupações ambientais e de bem-estar animal. Um navio de carga, o MV Bahijah, que partiu da Austrália com 16 mil animais com destino a Israel, enfrentou um destino incerto próximo à costa australiana. A embarcação foi abandonada após ameaças de ataques por uma milícia do Iêmen no Mar Vermelho, desencadeando protestos de ativistas pela defesa dos animais.

©GDN

©GDN

O cargueiro deixou o porto de Fremantle no início de janeiro, mas a escalada da violência na rota marítima obrigou o desvio do navio, que agora repousa próximo ao porto de Kwinana, na Austrália. A situação provocou apelos de ativistas pela vida animal, que ressaltam a necessidade de desembarcar os animais devido às condições extremas de calor na região.

Milhares de animais

Composto por 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos, o rebanho enfrenta um impasse enquanto as autoridades locais decidem o destino da embarcação. A possibilidade de desembarcar na Austrália implica em uma quarentena para os animais, conforme as regras de biossegurança do país.

O governo também está considerando a alternativa de retomar a viagem à Israel, contornando a costa da África, em um trajeto que duraria aproximadamente um mês, evitando assim o Mar Vermelho, conforme informações da Reuters.

O Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália emitiu um comunicado informando que um veterinário contratado pelo exportador, a empresa israelense Bassem Dabbah Ltd, está a bordo monitorando o bem-estar dos animais. Até o momento, não foram identificados sinais de problemas significativos de saúde ou bem-estar do gado, afirmou um porta-voz.

Este incidente levanta questões sobre a segurança dos transportes marítimos e destaca a complexidade das decisões relacionadas ao bem-estar animal em situações de emergência. O desfecho desse drama marítimo está agora nas mãos das autoridades australianas, enquanto o mundo observa atentamente as implicações animais, ambientais e humanitárias dessa situação delicada.

Vídeo

Veja a situação crítica dos 16 mil animais a bordo desse navio abandonado na Austrália, no vídeo abaixo da Record News:

Ativista Faz Alerta Urgente: Milhares de Animais Correm Risco de Embarque para o Oriente Médio

A ativista pelos animais, Luisa Mell, emitiu um alerta preocupante sobre a iminente partida de mais animais com destino ao Oriente Médio. Ela destaca que milhares de animais estão sendo preparados para embarcar em São Sebastião, e ressalta a necessidade urgente de impedir que enfrentem o mesmo destino.

Luisa Mell apela à comunidade, solicitando que enviem mensagens para o Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (@prefeitofelipeaugusto), ao vereador e presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Fuly (@marcosfulyvereador), e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial), instando-os a não permitir o embarque desses animais.

O alerta da ativista pode ser ouvido no vídeo abaixo:

Consumo de Carne = Transporte de Animais

Para chegar à mesa dos consumidores, os animais enfrentam viagens cruéis para chegarem a um destino cruel: a morte. O consumo de carne e de produtos de origem animal contribui diretamente para eventos como este que foi noticiado aqui.

Considere adotar o Veganismo se quiser contribuir para um mundo em que o respeito à vida animal e a minimização do sofrimento de outras espécies se tornem prioridades, promovendo um futuro mais ético e equilibrado.

Fontes:

  1. Reuters
  2. Terra
  3. Record News
  4. Luisa Mell

Saiba mais sobre o sofrimento enfrentado pelos animais durante as viagens em navios de carga, rumo ao destino do abate:

Empresa recebe multa de R$ 1,39 milhão por transporte precário de milhares de bovinos

Mais de 15.000 ovelhas morrem em navio que afundou no Sudão

Mais de 2 bilhões de animais são transportados vivos para o abate por ano. Assine a petição contra esse abuso




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...