Encontra um filhote ferido em seu jardim e descobre que se trata de um Dingo, espécie em extinção


Na Austrália, uma mulher chamada Jane encontrou um filhote em seu jardim em Wandiligong, no nordeste de Victoria. Ela não esperava por tamanha surpresa, quando descobriu de qual animal se tratava o filhote.

Jane ouviu latidos vindos de fora da casa e se deparou com um animal pequeno e não soube identificar se era um cachorro abandonado ou perdido, ou uma raposa.

O filhote era diferente e estranho, então a mulher decidiu levá-lo ao veterinário.

Quando o filhote foi levado à clínica, ele tinha entre oito e dez semanas. Na clínica veterinária, o Dr. Rebekah Day encontrou feridas nas costas do animal e levantou a hipótese de que o filhote era um espécime de dingo, que provavelmente havia caído das garras de uma ave de rapina, uma águia, por exemplo, aterrissando no jardim de Jane.

O Dr.  Rebekah Day entrou em contato com a Australian Dingo Foundation para identificar exatamente a espécie do filhote e também fez testes de DNA no animal.

Os resultados dos testes foram obtidos alguns dias atrás, confirmando as suspeitas da Australian Dingo Foundation: o filhote ao qual foi dado o nome de Wandi, é um dingo alpino 100% puro.

A espécie dingo (Canis lupus dingo) é constituída de canídeos de origem asiática introduzidos na Austrália, há cerca de 4.000 anos, trazidos da Ásia por navegadores austronésios.

Com a chegada dos colonos europeus à Austrália e a criação dos rebanhos de ovelhas, os dingos começaram a ser perseguidos e caçados pelos fazendeiros e criadores destes rebanhos, por considerarem a espécie uma ameaça às suas ovelhas.

Infelizmente, a espécie desse animal tão fofo que foi encontrado no jardim de Jane, está listado como vulnerável pela IUCN, e atualmente está ameaçada de extinção pela caça e destruição de seu habitat.

O dingo é um canídeo selvagem que tem destaque na cultura dos aborígenes australianos com várias histórias, esculturas e pinturas rupestres com esse animal.

Wandi agora está na fundação e santuário Australian Dingo Foundation, uma organização sem fins lucrativos que dedica-se à preservação dessa espécie.

Agora, este pequeno dingo está sendo cuidado por essa entidade, que até criou um perfil no Instagram para registrar e mostrar o desenvolvimento  deste filhote.

Para cooperar com essa entidade, Jane lançou um levantamento de fundos para ajudar esta associação a garantir os melhores cuidados a Wandi. Para colaborar é só entrar no site Gofundme.

Conheça Wandi Dingo nesta reportagem da 9 News mostrada neste vídeo.

Que mais ações surjam para a defesa e preservação dessa espécie.

Talvez te interesse ler também:

REVOLTANTE: VISITANTES DE ZOOLÓGICO QUE JOGAM CIGARRO PARA CHIMPANZÉS FUMAREM

LATA DE CERVEJA COM FOTO DE CACHORRO PARA ADOÇÃO, UMA IDEIA INCRÍVEL

BEE, A PRIMEIRA ABELHA INFLUENCER, QUE TENTA SALVAR SUA ESPÉCIE FAZENDO SELFIE NO INSTAGRAM




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...