6 defensores dos últimos gorilas-das-montanhas foram assassinados no Parque Nacional de Virunga


Eles dedicaram suas vidas à proteção da espécie gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) na República Democrática do Congo. Tinham entre 22 e 30 anos, os 5 rangers e o motorista mortos em uma emboscada no Parque Nacional de Virunga.

Este foi o pior ataque de todos os tempos, feito contra guardas florestais que trabalham para proteger a “casa” da maior população de gorila-das-montanhas do mundo.

Além das 6 vítimas, outro ranger ficou ferido, como afirma a nota oficial publicada no site do parque.

Estes são os seus nomes:

Jean de Dieu BYAMUNGU, 25 anos

Barthelemie KAKULE MULEWA, 28 anos

Théodore KASEREKA PRINCE, 25 anos

Liévin MUMBERE KASUMBA, 28 anos

Kananwa SIBOMANA, 22 anos

ILA MURANDA, 30 anos

O ataque ocorreu na parte central da vasta reserva, conhecida mundialmente por sua população de gorilas. 175 guardas florestais perderam a vida para proteger os animais neste parque nos últimos 20 anos.

Infelizmente, há muitos interesses econômicos que se contrastam com a conservação do local: da caça ilegal à exploração criminosa de outros recursos naturais, como a madeira das florestas de vulcões que é ilegalmente convertida em carvão. Atividades que muitas vezes servem para financiar um crime generalizado ligado aos interesses dos senhores da guerra.

gorilas das montanhas congoFoto: Brent Stirton

O Parque Nacional de Virunga, que faz fronteira com o Parque Nacional dos Vulcões, é a área protegida mais antiga da África. Fundado em 1925 para defender sua rica biodiversidade, possui a presença dos últimos 880 gorilas-das- montanhas. Em 1979, foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Trata-se de uma área de 7.800 quilômetros quadrados, que inclui florestas e savanas, vulcões ativos e lagos, onde vivem os extraordinários gorilas-das-montanhas. Ali fora assassinada, provavelmente pelos mesmos caçadores de gorilas que combatia, Dian Fossey, zoóloga norte-americana conhecida pelo seu trabalho de conservação junto a estes animais. Sua vida fora retratada no filme Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey.

Não obstante o legado de Dian (que promoveu a consciência mundial sobre a extinção do gorila-das-montanhas) o parque continua sendo palco de uma longa batalha contra interesses criminosos que procuram saquear os recursos naturais do local.

Emmanuel De Merode, diretor do parque, e ele próprio ferido em um ataque há dois anos, disse:

“Virunga perdeu alguns homens extraordinariamente corajosos que estavam profundamente comprometidos em trabalhar para suas comunidades. É inaceitável que os rangers de Virunga continuem a pagar o preço mais alto em defesa do nosso patrimônio comum e estamos devastados pelo fato de que suas vidas foram interrompidas neste caminho. Nós enviamos nossas mais profundas condolências às famílias, esposas e filhos que deixam e estão empenhados em criar um futuro melhor para a República Democrática do Congo”.

“Nascido para proteger os últimos gorilas-das-montanhas dos caçadores e da violência humana em uma área ensanguentada por guerras e conflito, hoje o Parque Nacional de Virunga é um verdadeiro milagre cheio de vida, de biodiversidade, mas também de escolas, pequenas economias, energia sustentável, empregos: representa a possibilidade de um futuro diferente no coração da África para milhares de famílias. Um grande exemplo de conservação e economia verde em um continente devastado “disse Isabella Pratesi, diretora da Conservação do WWF acrescentando: “Para defender tudo isso e garantir um futuro aos últimos gorilas-das-montanhas, devemos nos tornar ‘todos os rangers’ do parque Virunga, juntando-se à incrível batalha que este pequeno grande parque está realizando, ao custo da vida de seus heróis”.

Muito triste.

Talvez te interesse ler mais sobre as vidas interrompidas dos defensores do meio ambiente:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...