A maior população de cavalos-marinhos está em Portugal


Os cavalos-marinhos (Hippocampus) é um gênero de peixes ósseos de águas marinhas temperadas e tropicais.

Esses simpáticos animais têm uma cabeça longa e com filamentos, que lembram a crina de um cavalo. São seres miméticos, como o camaleão, podendo mudar de cor e mexer um olho independentemente do outro. Eles nadam verticalmente, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Geralmente, medem entre 15 e 18 centímetros, mas podem chegar a medir até 30 centímetros, dependendo da espécie, e pesam entre 50 e 100 gramas.

Infelizmente, todas as espécies de cavalos-marinhos estão em perigo de extinção devido à pesca predatória, à destruição de seus hábitat e ao comércio ilegal, que o vende com a finalidade de seu uso decorativo em aquários e até seco.

cavalo marinho casal

Mas em um cantinho de Portugal, mais exatamente na região do Algarve, há a maior população de cavalos-marinhos do mundo. Ria Formosa tem recebido cada vez mais turistas interessados em fazer passeios de barco para ver exemplares da espécie. É possível observá-los a apenas um metro de profundidade.

Ricardo Badálo, empresário do setor de turismo marinho, diz que a atividade turística do mergulho busca sensibilizar os turistas sobre a fragilidade da espécie ameaçada de extinção. Os turistas são orientados a tocar os cavalos-marinhos de forma correta e com muita sensibilidade, já que são muito frágeis. Embora eles sejam uma fofura, seria adequado apenas observá-los para evitar causar estresse nesses delicados animais.

cavalo marinho mimetizar

O trabalho educativo é de suma importância, sobretudo, em regiões que abrigam espécies em extinção. Muitas pessoas compram um animal para enfeitar a sua casa sem ter a mínima consciência do dano que o indivíduo sofreu e dos males provocados para a sua espécie e para o meio ambiente.

O passeio, que dura duas horas, custa em média 40 euros por pessoa, cerca de 150 reais.

Especialmente indicado para você:

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO

O PRIMEIRO SANTUÁRIO DE ELEFANTES DA AMÉRICA LATINA – CHAPADA DOS GUIMARÃES

‘COCAÍNA AQUÁTICA’: O REMÉDIO NATURAL CHINÊS QUE ESTÁ LEVANDO DUAS ESPÉCIES MARINHAS À EXTINÇÃO

Fontes: rtp, wikipedia




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...