Semana Nacional e Dia Internacional do Meio Ambiente 2019: Combatendo a Poluição do Ar


O meio ambiente é tão essencial que no Brasil e no mundo há dias dedicados a ele. Mesmo com toda a informação existente, hoje, sobre a urgente necessidade de cuidados do meio ambiente para todas as formas de vida no planeta, há quem difunda teorias que negam os riscos ambientais a que todos nós estamos expostos.

No Brasil, o Decreto nº 86.028/1981 instituiu em todo o país a “Semana Nacional do Meio Ambiente“. A lei, assinada pelo então presidente João Figueiredo em plena ditadura militar, deu mais importância ao meio ambiente do que o atual governo federal, o que mostra a necessidade da luta permanente pela defesa e pelo cuidado ambientais.

Combatendo a Poluição do Ar

Este ano, o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, tem como tema a poluição do ar. Trata-se de um problema complexo, mas individualmente é possível contribuirmos para um ar mais limpo.

O que causa a poluição do ar?

A qualidade do ar que respiramos depende de vários fatores, desde o acesso à energia limpa para cozinhar e aquecer, o horário do dia e o clima. Infelizmente, nem um ser vivo está a salvo da poluição do ar.

Os seres humanos são responsáveis pela emissão de várias substâncias que contribuem para a poluição do ar, como dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, óxido de nitrogênio, ozônio troposférico, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos e chumbo – todas elas provocam danos à saúde humana.

O Word Environment Day preparou um guia para entendermos de forma simples como acontece a poluição do ar. Confira:

Ambiente doméstico

Dentro de casa, a principal fonte de poluição é a queima de combustíveis fósseis, como querosene, carvão mineral, gás natural, madeira e outros combustíveis de biomassa utilizados para cozinhar, aquecer e iluminar as residências. Anualmente, cerca de 3,8 milhões de mortes prematuras são causadas pela poluição do ar interna.

97 países aumentaram para cerca de 85% o número de residências com acesso a combustíveis com queima mais limpa. Entretanto, restam, ainda, 3 bilhões de pessoas que utilizam combustíveis sólidos e fogueiras para a cocção, aquecimento e iluminação. A adoção de combustíveis limpos poderia reduzir o risco de doenças e salvar muitas vidas.

Indústrias

A produção de energia é uma das principais fontes de poluição do ar. É urgente o desenvolvimento de programas de eficiência energética a partir da produção de fontes renováveis de energia para o controle da poluição.

Transporte

O setor de transporte é responsável por quase um quarto das emissões de dióxido de carbono, as quais estão relacionadas a cerca de 400.000 mortes prematuras.

Quase metade de todas as mortes causadas pela poluição do ar decorrente dos transportes são provocadas pelas emissões da queima de diesel. Quem vive próximo a avenidas principais de centros urbanos tem 12% a mais de chance de receber um diagnóstico de demência.

Reduzir a emissão veicular é uma das principais políticas para intervir na qualidade do ar. É preciso o uso de combustíveis mais limpos com a redução do número de veículos individuais circulando e a adoção de transporte público movido à energia limpa.

Agropecuária

No setor agrícola, as principais causas de poluição são a pecuária, que produz metano e amônia, e a queima dos restos da produção agrícola. Cerca de 24% de todas as emissões de gases de efeito estufa emitidos globalmente são oriundos da agricultura, silvicultura e de outros usos da terra.

Individualmente, uma das formas de provocar a redução de poluentes da agricultura é aderir a uma dieta baseada em plantas e diminuir o desperdício de alimentos. Já os produtores devem ser obrigados a minimizar as emissões através de controles estabelecidos por órgãos governamentais.

Resíduos

Queimas de resíduos a céu aberto e acumulação de lixo orgânico em aterros sanitários emitem dioxinas nocivas, metano e carbono negro na atmosfera. Estima-se que 40% dos resíduos são queimados a céu aberto em nível mundial – uma prática realizada em 166 dos 193 países.

É fundamental, portanto, investir na melhoria da coleta, da separação e do descarte de lixo sólido a fim de reduzir a quantidade de resíduos queimados ou armazenados em aterros. Antes, é preciso fazer a separação correta do lixo e transformar o lixo orgânico em compostagem ou bioenergia para melhorar a fertilidade do solo ou fornecer uma fonte alternativa de energia. A redução do desperdício alimentar é outra forma de contribuir para a questão do lixo.

O que você pode fazer?

immagine

É claro que o problema da poluição do ar exige um esforço conjunto de governos, empresas e sociedade para ser resolvido. Mas, além de exigir políticas que caminhem para essa direção, devemos fazer, também, a nossa parte.

Seguem algumas atitudes que contribuem para uma melhor qualidade do ar:

  • Usar o transporte público ou caronas compartilhadas, andar de bicicleta ou a pé;
  • Trocar o seu carro por um híbrido ou elétrico (claro que nem todos os países têm, ainda, essa tecnologia disponível e acessível);
  • Desligar o motor do carro quando estiver estacionado;
  • Reduzir o consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano;
  • Fazer a compostagem de alimentos orgânicos e separar o lixo não orgânico;
  • Migar para sistemas e equipamentos de aquecimento doméstico de alta eficiência
  • Poupar energia desligando as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;
  • Escolher tintas e móveis não tóxicos.

Enfim, fazer uma revisão dos seus hábitos de consumo.

O Desafio da Máscara

De 24 de maio a 4 de junho, está acontecendo o Desafio da Máscara. Funciona da seguinte forma:

  • Tire uma foto ou grave um vídeo utilizando uma máscara e poste nas redes sociais. Não tem uma máscara? Use a criatividade e faça uma!
  • No seu post, compartilhe o compromisso que irá assumir para reduzir a poluição do ar.
  • Marque 3 pessoas/organizações/empresas e desafie cada um a fazer o mesmo.
  • Use #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr nas suas publicações e não esqueça de marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) e @onu_meio_ambiente (Instagram).

No Dia Mundial do Meio Ambiente, chegou a hora de mostrar que você cumpriu a sua promessa.

  • Tire outra foto ou faça outro vídeo registrando o compromisso que você assumiu e publique nas redes sociais.
  • Use #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr nas suas publicações e não esqueça de marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) e @onu_meio_ambiente (Instagram).

Desafios à parte, o importante é que atitudes em prol do meio ambiente sejam praticadas diariamente, e não apenas no dia dedicado a ele.

Talvez te interesse ler também:

SAÚDE HUMANA EM PERIGO POR CAUSA DA POLUIÇÃO, APELA A ONU

A POLUIÇÃO DO AR ENTRA E CHEGA À PLACENTA. NOVO ESTUDO CHOCANTE

ESTUDO REVELA QUE POLUIÇÃO DO AR CAUSA GRANDE REDUÇÃO DA INTELIGÊNCIA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...