Dia Mundial dos Oceanos 2023: As Marés Estão Mudando!


Hoje, 8 de junho, celebramos o Dia Mundial dos Oceanos, uma data especial dedicada à conscientização e preservação dos oceanos. Este ano, o tema é Planeta Oceano: As Marés Estão Mudando , um chamado esperançoso para a preservação desses preciosos ecossistemas.

Os oceanos desempenham um papel vital em nossa vida, fornecendo alimento, oxigênio, regulando o clima e abrigando uma rica biodiversidade. No entanto, eles estão enfrentando sérios problemas, como a poluição, a pesca excessiva, a pesca fantasma, a acidificação, as mudanças climáticas e a degradação dos ecossistemas costeiros.

Mas, contudo, segundo a ONU, há esperanças!

Por que as marés estão mudando?

Assista a mensagem em vídeo de António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, no Dia Mundial dos Oceanos 2023, para entender o porquê, na sua opinião, as marés estão mudando.

“O oceano é a base da vida.

Ele fornece o ar que respiramos e os alimentos que comemos.

Ele regula nosso clima e tempo.

O oceano é o maior reservatório de biodiversidade do nosso planeta.

Seus recursos sustentam comunidades, prosperidade e saúde humana em todo o mundo.

A humanidade conta com o oceano.

Mas o oceano pode contar conosco?

Devemos ser o melhor amigo do oceano.

Mas agora, a humanidade é seu pior inimigo.

A mudança climática induzida pelo homem está aquecendo nosso planeta, alterando os padrões climáticos e as correntes oceânicas e alterando os ecossistemas marinhos e as espécies que vivem neles.

A biodiversidade marinha está sob ataque da sobrepesca, da superexploração e da acidificação dos oceanos.

Mais de um terço dos estoques de peixes estão sendo colhidos em níveis insustentáveis.

E estamos poluindo nossas águas costeiras com produtos químicos, plásticos e dejetos humanos.

Mas o Dia Mundial dos Oceanos deste ano nos lembra que as marés estão mudando.

No ano passado, adotamos uma meta global ambiciosa de conservar e administrar 30% das áreas terrestres, marinhas e costeiras até 2030, bem como um acordo histórico sobre subsídios à pesca.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano em Lisboa, o mundo concordou em pressionar por uma ação oceânica mais positiva.

Um acordo global e juridicamente vinculativo para acabar com a poluição plástica está em negociação.

E em março, os países concordaram com o histórico Tratado de Alto Mar sobre a conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha em áreas fora da jurisdição nacional.

A concretização da grande promessa dessas iniciativas exige um compromisso coletivo.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – conservar e usar de forma sustentável os recursos do oceano – está em jogo.

Neste Dia Mundial dos Oceanos, vamos continuar pressionando por ação.

Hoje e todos os dias, vamos colocar o oceano em primeiro lugar.”

O que você pode fazer pelos oceanos?

As pessoas podem tomar diversas medidas para ajudar a preservar os oceanos e garantir sua preservação a longo prazo. Veja algumas pequenas atitude que podem fazer a diferença:

  1. Reduzir o uso de plástico: Optar por sacolas reutilizáveis, garrafas de água recarregáveis ​​e evitar o uso de produtos plásticos descartáveis pode diminuir a quantidade de plástico que acaba nos oceanos.
  2. Descartar corretamente o lixo: Certificar-se de que o lixo seja colocado em lixeiras adequadas e não jogá-lo em rios, praias ou oceanos é fundamental para evitar a poluição marinha.
  3. Não comer peixes e fruto do mar: A pesca é inimiga dos oceanos. Apetrechos como redes, anzóis, etc constituem um dos resíduos mais comuns nos mares e oceanos. Esse lixo polui, mata animais, prejudica a biodiversidade marinha.
  4. Participar de atividades de limpeza costeira: Junte-se a iniciativas de limpeza de praias e áreas costeiras para remover resíduos e lixo que podem prejudicar a vida marinha.
  5. Apoiar organizações de conservação marinha: Contribuir financeiramente ou como voluntário para organizações que trabalham na proteção dos oceanos é uma maneira eficaz de ajudar a preservar esses ecossistemas.
  6. Ser responsável durante atividades recreativas: Ao praticar esportes aquáticos, como mergulho ou snorkel, respeite os ecossistemas marinhos, evite tocar ou perturbar a vida marinha e siga as diretrizes de conservação.
  7. Conscientizar e educar: Compartilhe informações sobre a importância dos oceanos com familiares, amigos e comunidade. A conscientização sobre os problemas enfrentados pelos oceanos pode inspirar ações positivas e mudanças de comportamento.

Cada ação conta e cada um de nós tem um papel importante na proteção dos oceanos. Juntos, podemos preservar esses ecossistemas vitais para a saúde do planeta.

Talvez te interesse ler também:

Pesca acessória: qual a diferença com a pesca fantasma?

Impressionate escalada no número de redes de pesca encontradas no mar

Pesca do peixe pintado será proibida em todo o Brasil a partir de 5 de dezembro




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...