Semana Mundial do Meio Ambiente 2018


De Hoje, 1° de junho, a 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebra-se a Semana Mundial do Meio Ambiente. Com o intuito de chamar a opinião pública e os governos sobre as questões ambientais de suma importância para a preservação da Vida na Terra, estas datas foram criadas pela em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

Este ano será a Índia o país que sediará as celebrações desta data com a campanha #AcabeComAPoluiçãoPlástica.

plastico india

Todo mundo tem sua parte no bolo da responsabilidade ambiental: cidadãos comuns, empresas, ONGs, comunidades e principalmente governos, estão convidados a tomarem as medidas necessárias para reduzirmos, o tanto quanto possível, a produção e o consumo do plástico (principalmente o descartável) que contamina o ar que respiramos, a água que bebemos, que prejudica nossos oceanos, a vida marinha mas também a terrestre, ou seja, todo o ecossistema, e ainda por cima afeta a saúde humana de maneira ainda não bem estudada e compreendida pela comunidade científica.

Fato é que o plástico, através de suas nanopartículas que se desintegram no tempo, está no ar que respiramos quando, por exemplo, um simples carro freia e desgasta seu pneu lançando no ar partículas de borracha natural, mas também de derivados de petróleo (plástico) e outras substâncias químicas (já pensou que loucura isso?).

O plástico vai para o ar e para água pelo simples desgaste de tecidos sintéticos que usamos…É no mais, um material muito resistente, que leva décadas para se decompor e se desintegra devagar devagarzinho em pedaços minúsculos, imperceptíveis aos olhos mas que adentram nossas vias respiratórias, caem na circulação sanguínea e não se sabe ao certo o que acontece depois.

O plástico está presente até na água que bebemos de garrafa pet porque, supõe-se que, o simples abrir da tampinha, deixe resquícios de microplásticos na água que vai, tchum, para a nossa barriga.

Mas mesmo quem só bebe água da torneira ou de garrafa de vidro não escapa do plástico pois, a praga está no ecossistema, até no mais profundo dos ecossistemas como na !

O plástico está no peixe que comemos, que comeu plástico degradado do lixo que foi parar no mar. O plástico está no sal de cozinha.

fotoVeja mais: As fotos chocantes de um mar de plástico…no Caribe!

O que acontece com toda essa exposição de plástico, seja no ambiente seja em nosso corpo, ninguém ainda sabe ao certo. Acredita-se que o plástico atue como desregulador hormonal mas muitos dos seus malefícios sequer ainda foram descobertos.

É um material que, como eu disse anteriormente em ocasião do , se transformou na praga do século! Uma praga com a qual devemos combater com unhas e dentes porque estamos atrasados nesta batalha. Olhe em volta de si e veja se consegue se livrar do plastico. É mesmo MUITO DIFÍCIL senão, impossível se principalmente governos não tomarem posições corajosas!

Dados da ONU revelam que “ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico.”

São, resumindo, dados assustadores!

foto

Veja mais: Plástico shock: 10 imagens da National Geographic que todo mundo tem que ver

Esta semana é uma oportunidade para que passemos informações sobre as questões ambientais que colocam em risco a nossa vida hoje, além da vida futura. Estamos nos contaminando dia após dia sustentando um modelo de consumo, de vida e de sociedade que pensa somente no aqui e agora. Todos precisamos nos engajar na luta contra o plástico, na luta contra a poluição atmosférica, na luta contra o aquecimento global. Lutas necessárias para preservamos o nosso lar comum.

Todo mundo tem sua parte no bolo e todo mundo pode fazer um pouquinho para mudarmos esse quadro!

Uma Feliz Semana do Mundial do Meio Ambiente para vocês.

MENOS PLÁSTICO É MAIS!

Veja como você pode contribuir:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...