Havaí, violenta explosão do vulcão Kilauea (Vídeos)


O vulcão Kilauea no Havaí deu origem à uma série de explosões violentas que destruíram várias casas. Ontem, uma coluna escura de cinzas e detritos atingiu uma altura de 9 km. A situação está mudando constantemente.

Localizado na Big Island, Kilauea por semanas alarmou moradores, autoridades e turistas. Vários tremores de terra (mais de 100) e uma outra erupção já haviam sugerido que o vulcão logo viria “se rebelar”. Assim aconteceu às 4 da manhã, horário local, quando houve uma série de explosões na boca do Overlook, na cratera de Halemaumau.

As câmeras do USSG mostraram uma grande nuvem de gás, vapor e cinzas vazando da boca do vulcão, que então se deslocou para o sudoeste.

“A qualquer momento, a atividade pode voltar a se tornar explosiva, aumentando a intensidade da produção de cinzas e lançando projéteis balísticos muito próximos da boca do vulcão. As comunidades vizinhas devem estar preparadas” alerta o Usgs.

Há, portanto, medo de outro fluxo de lava grande e repentino. Esta manhã, a poucas centenas de metros de Halemaumau, encontraram-se blocos densos de rocha de até 60 cm de diâmetro, resultado das explosões mais violentas.

hawaii vulcao 1

As explosões vieram depois de duas semanas de atividade vulcânica e fluxos de lava que atingiram as aldeias e destruíram cerca de trinta casas.

hawaii vulcao 2jpg

Geólogos alertaram que o vulcão poderia se tornar ainda mais violento, com o aumento da produção de cinzas e futuras explosões que poderiam atirar rochas do ar.

hawaii vulcao 4

As autoridades deram a ordem de evacuação, mas nem todo mundo quer ou pode deixar suas casas.

hawaii vulcao 5

Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, explode continuamente desde 1983. É um dos cinco vulcões que formam a Grande Ilha do Havaí e o único que muitas vezes dá origem a fenômenos deste tipo.

Como dizia a cantora Marina “feroz é a natureza”.

Clique aqui para assistir ao vivo a webcam do vulcão.

Veja os vídeos abaixo:

Talvez te interesse saber:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...