Earth Overshoot Day – Dia da Sobrecarga da Terra, será em 02 de agosto de 2017


Cada ano nós, humanos, esgotamos mais rapidamente o orçamento de recursos naturais do planeta. Em 2017 o Overshoot Day ou “Dia da Sobrecarga da Terra” será no próximo 02 de agosto. E, o que significa isso? Ah! Significa que estamos a menos de 1 semana do colapso do nosso planetinha azul, de novo.

MAS, O QUE QUER DIZER ESSE TAL DE OVERSHOOT DAY?

O cálculo do gasto de recursos ambientais pelos humanos é feito, ano a ano, pela Global Footprint Network que estima tempos e prazos para que a natureza consiga repor tudo o que gastamos em um ano. Tems o orçamento e sempre gastamos mais, então o orçamento acaba e entramos no vermelho. Simples assim!

“Até 2 de agosto de 2017, teremos usado mais da natureza do que o nosso planeta pode renovar durante todo o ano.

Utilizamos mais recursos e serviços ecológicos do que a natureza pode se regenerar através da sobrepesca, sobrecarregar florestas e emitir mais dióxido de carbono na atmosfera do que as florestas podem seqüestrar. Nós dizemos “parar!” Para o Dia da Terra Overshoot subindo o ano calendário ano após ano, enquanto a Pegada Ecológica global da humanidade se expande para além do que o planeta pode renovar.

Atualmente, as emissões de carbono representam 60% da pegada ecológica da humanidade. Considere isso: se cortarmos as emissões de carbono pela metade, a data do Dia do Overshoot da Terra seria repugnada por 89 dias, ou cerca de três meses. Isso é possível e reduziria a demanda da humanidade para os recursos ecológicos de 1,2 Terra em vez de 1,7, como é o caso agora.

Em novembro de 2016, o compromisso de 190 países para manter o aquecimento global abaixo do limite de 2 graus Celsius foi ratificado. Por mais imperfeito que seja, o Acordo de Clima de Paris gerou boa vontade global e espera que a humanidade esteja pronta para enfrentar o seu maior desafio ainda. Em 1 de junho, o Trump Administration renunciou à promessa da América. Em contraste, nós, juntamente com muitos governos, empresas, ONGs e indivíduos, estamos duplicando nosso compromisso. Porque é necessário, possível e desejável #movethedate mover esta data.

Ganhar 5 dias todos os anos é necessário para trazer a Pegada Ecológica da humanidade de volta a um planeta antes de 2050.

SOBRECARGA DA TERRA X ANO

Desde 2000 que essa conta é feita e vemos (tabela abaixo) que o ano só fica mais curto para a sobrecarga. Temos que reduzir essa taxa, não há volta, sob pena de colapsarmos definitivamente.

2000 5 de outubro

2001 4 de outubro

2002 30 de setembro

2003 21 de setembro

2004 13 de setembro

2005 6 de setembro

2006 4 de setembro

2007 2 de setembro

2008 4 de setembro

2009 8 de setembro

2010 31 de agosto

2011 27 de agosto

2012 25 de agosto

2013 22 de agosto

2014 19 de agosto

2015 13 de agosto

2016 8 de agosto

O Acordo de Paris e reduzir 5 dias por ano é a meta

“Ainda que imperfeito o Acordo de Paris gerou esperança de que a humanidade está finalmente pronta para enfrentar o maior desafio que já enfrentou. A administração Trump negou a promessa da América. Nós, em vez disso, vamos redobrar os nossos esforços – junto com muitos governos, empresas, ONGs, porque o objetivo da descarbonização é uma obrigação e ainda: “vamos explorar soluções na concepção e gestão de cidades e em todos os outros sectores. Tendo em mente que ganhar cinco dias por ano é necessário para voltar ao equilíbrio antes de 2050 “, disse o relatório da Overshoot day..

COMO SE CALCULA A TAXA DE SOBRECARGA DO PLANETA?

O cálculo é feito pela análise do impacto antrópico com emissão de carbono e a capacidade que a Terra (florestas e mares) têm de regenerar esses recursos e absorver o carbono emitido.

Mas, não simplesmente assim já que se sabe também que as florestas não têm condição de recuperar e absorver em tal velocidade a que o “progresso” as obriga – se sabe que essa conta sempre será deficiente portanto.

As soluções alternativas propostas para reduzir esse impacto e aumentar, ano a ano, os dias de uso e reuso, restauração e recuperação dos recursos da vida são inúmeras. Veja aqui o que se propõe. a

A PEGADA ECOLÓGICA DO BRASIL

earth overshoot day 2

Nosso país também consome bastante, inclusive está acima da média mundial apesar de não termos o tal “progresso” primeiro-mundista com derroche de eletricidade, calefação, água e tudo o mais, dinheiro, principalmente. Ou melhor, não o temos para toda a população, é óbvio.

Segundo a WWF-Brasil “A Pegada Ecológica do Brasil é de 2,9 hectares globais por habitante, indicando que o consumo médio de recursos ecológicos do cidadão brasileiro é bem próximo da média mundial (2,7 hectares globais por habitante). Isso significa que se todas as pessoas do planeta consumissem como o brasileiro, seria necessário 1,6 planeta para sustentar esse estilo de vida. A média mundial é de 1,5 planeta. Ou seja, estamos consumindo e 50% além da capacidade anual do planeta”.

E onde é que mal-gastamos mais? No agronegócio, é claro: na produção de soja para exportação, na produção de carne para exportação, na destruição do solo para a mineração, na contaminação das águas pela mineração e poluição urbana. Então, estamos prá lá do limite, e olha que nossa terra é rica, e grande, e farta. E que, apesar de termos uma população grande não é ela quem mal-gasta.

Precisamos parar o desgaste do nosso planeta – lembra que ele é nossa casa e nave-mãe?

Especialmente indicado para você:

ENERGIA: SAIBA COMO POUPAR NO BOLSO OS RECURSOS NATURAIS

PERMACULTURA: A CULTURA PERMANENTE QUE NÃO ESGOTA OS RECURSOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...