O que são Espécies Invasoras? Por que causam danos à saúde e ao meio ambiente?


As espécies invasoras são organismos que, quando introduzidos em um ecossistema fora de sua área de origem, podem causar sérios danos à biodiversidade, à economia e à saúde humana. O impacto das espécies invasoras é um problema global, e um relatório recente da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Ipbes), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), destacou exemplos preocupantes de seus efeitos nocivos em todo o mundo.

O que são Espécies Invasoras

Espécies invasoras, também conhecidas como espécies exóticas invasoras, são organismos que são introduzidos em ecossistemas fora de sua área de distribuição geográfica natural e que causam impactos negativos significativos nesses novos ambientes. Essas espécies são frequentemente transportadas pelo ser humano, seja de forma intencional (como plantas ornamentais ou animais de estimação) ou acidental (por meio do comércio global, viagens e atividades humanas).

As características das espécies invasoras são:

  1. Não serem nativas: Espécies invasoras não são originárias do ecossistema onde foram introduzidas. Isso significa que elas não têm predadores naturais ou controles biológicos que as impeçam de se reproduzir e se expandir.
  2. Alta taxa de reprodução: Muitas espécies invasoras têm uma capacidade excepcional de reprodução, o que lhes permite se multiplicar rapidamente e superar as espécies nativas.
  3. Competição por recursos: Espécies invasoras frequentemente competem com as espécies nativas por recursos como alimentos, água, luz solar e espaço, colocando em risco a sobrevivência das espécies locais.
  4. Falta de inimigos naturais: Por não terem predadores ou doenças que as afetem em seus novos habitats, as espécies invasoras podem proliferar sem controle.
  5. Adaptação a diferentes ambientes: Algumas espécies invasoras são altamente adaptáveis e conseguem sobreviver em uma ampla variedade de condições ambientais, o que as torna versáteis em sua capacidade de invadir diferentes tipos de ecossistemas.

Exemplos de Espécies Invasoras

  1. Aguapé (Pontederia crassipes): Essa planta aquática, originária das bacias sul-americanas do Amazonas e do rio da Prata, tornou-se uma espécie invasora global ao se espalhar por lagos e rios em várias regiões do mundo. Sua invasão no lago Victoria, na África, bloqueou a luz solar e a oxigenação da água, causando sérios danos à fauna local, à pesca, à produção de energia e ao abastecimento de água.
  2. Mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei): Presente em águas brasileiras, o mexilhão-dourado é responsável por problemas na aquacultura e na operação de sistemas de refrigeração de usinas.
  3. Microcrustáceo africano Mesocyclops ogunnusEste organismo invadiu os principais reservatórios na bacia do Tietê e do rio Grande no Brasil. Além de representar uma ameaça à saúde pública, pois é o hospedeiro intermediário de uma filariose importante, sua introdução perturbou o ecossistema local.
  4. Mosquito Aedes aegypti: Originário da África e possivelmente introduzido na América do Sul durante o período colonial, o Aedes aegypti é um vetor de doenças como dengue, zika e outras enfermidades transmitidas por mosquitos, representando uma ameaça significativa à saúde pública.
  5. Piranha na bacia do rio Doce: Uma espécie de piranha da bacia amazônica invadiu lagos na região Sudeste do Brasil, causando uma cascata trófica invertida. Essa invasão eliminou grande parte da fauna de peixes nativa, prejudicando o equilíbrio do ecossistema.
  6. Peixe-leão (Pterois volitans): Originalmente encontrado nas águas do Indo-Pacífico, o peixe-leão é agora uma espécie invasora em várias regiões, incluindo o Caribe e o Atlântico Ocidental. Sua introdução tem causado danos significativos aos recifes de coral e às populações de peixes nativos, uma vez que o peixe-leão é um predador voraz e não possui predadores naturais em suas novas áreas de distribuição.

Estes são apenas alguns exemplos pois estima-se que existem 37 mil espécies exóticas no mundo, das quais quase 10% são invasoras. A disseminação de espécies invasoras representa um desafio significativo para a conservação da biodiversidade e a estabilidade dos ecossistemas, exigindo ações de gestão e controle para lidar com seus impactos prejudiciais. Quais impactos seriam?

Impactos das Espécies Invasoras nos Ecossistemas

As espécies invasoras podem provocar uma série de danos aos ecossistemas. Por exemplo:

  1. Desequilíbrio Ecológico: A introdução de espécies invasoras muitas vezes desencadeia um desequilíbrio nas interações naturais entre as espécies nativas, levando a uma diminuição na biodiversidade.
  2. Competição por Recursos: Espécies invasoras frequentemente competem por recursos, como alimentos e habitat, com espécies nativas, resultando em prejuízos para a fauna e flora locais.
  3. Alterações nos Ciclos de Nutrientes: Algumas espécies invasoras podem afetar os ciclos de nutrientes nos ecossistemas, o que pode levar à degradação do solo e da água.
  4. Prejuízos Econômicos: Os danos econômicos das espécies invasoras são significativos, afetando setores como agricultura, pesca, turismo e saúde pública. Os custos de controle e erradicação dessas espécies também são substanciais.
  5. Impactos na Saúde Humana: Espécies invasoras, como o mosquito Aedes aegypti, são vetores de doenças, representando uma ameaça à saúde humana. A introdução acidental de parasitas e patógenos também pode ocorrer por meio de espécies invasoras.
  6. Danos a Infraestruturas: Além dos impactos ecológicos, espécies invasoras podem causar danos a infraestruturas, como usinas de energia, sistemas de refrigeração e redes de água.

Como Lidar com Espécies Invasoras

O controle e a prevenção de espécies invasoras são desafios significativos. Medidas como monitoramento rigoroso de espécies exóticas, restrições à importação de organismos vivos e programas de erradicação são vitais para evitar ou minimizar seus impactos. Além disso, a conscientização pública sobre a introdução responsável de espécies e o conhecimento dos riscos associados a espécies invasoras são fundamentais.

Em resumo, as espécies invasoras representam uma ameaça séria para os ecossistemas em todo o mundo, causando danos ecológicos, econômicos e à saúde. A compreensão de seus efeitos nocivos e a implementação de estratégias de controle são cruciais para mitigar esses impactos e proteger a biodiversidade e os recursos naturais.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Um Só Planeta
  3. DN Notícias

Talvez te interesse ler também:

Agora é a vez da Polônia: mais um país declara os gatos domésticos como espécie invasora

Tudo sobre javalis: problemas e soluções para a superpopulação da espécie

Vermes saltadores invasores ameaçam desastre ambiental na Califórnia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...