Os 30 alimentos que mais prejudicam o meio ambiente 


Quando o assunto é alimentação, muita gente se preocupa com a saúde e com toda razão. Mas você já se perguntou quais são os alimentos que mais fazem mal para a saúde do planeta?

Existem alguns itens, por exemplo, que gastam uma grande quantidade de água, enquanto outros provocam a emissão de poluentes no meio ambiente, sem falar que muitos deles envolvem maus-tratos aos animais, mas isso é outra história.

É claro que não dá para evitar todos os alimentos da lista, mas se for possível reduzir o consumo, já é uma ajuda e tanto.

Então, confira abaixo os 30 alimentos que mais prejudicam o meio ambiente porque têm uma pegada maior de carbono na produção, usam agrotóxico demais ou necessitam de muita água para serem produzidos.

Açúcar

A produção da cana de açúcar é nociva para a biodiversidade. Além disso, são necessários 19 mil litros de água para cultivar 1 hectare de cana de açúcar.

Xarope de milho

O cultivo de milho esgota rapidamente os nutrientes do solo, além de demandar muitos pesticidas, o que empobrece e mata o solo mais rapidamente.  

Alimentos processados

Além de fazerem mal ao organismo, os alimentos processados gastam uma quantidade grande de energia. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 19% da eletricidade é usada na produção desses itens.

Suco de laranja

Para cada 1 quilo de suco de laranja industrializado são emitidos 1.03 kg de CO2 no ambiente.

Tomates em lata

Além de não serem tão saborosos quanto a versão natural, eles também produzem 1,10 kg de CO2 a cada 1 kg de tomate enlatado.

Batatinhas congeladas

Muito práticas, as batatas congeladas também não são boas para o meio ambiente, tendo em vista que a produção de 1 kg de batatas congeladas emite 1,44 kg de CO2.

Farinha de trigo

A pegada ecológica da farinha de trigo é grande: são 35 kg de CO2 (per capita) jogados no meio ambiente.

Leite em Pó

1 kg de leite em pó desnatado é responsável por 10,40 kg de CO2.

Azeite de dendê

Um ingrediente muito querido, mas nada gentil com o meio ambiente. Estima-se que o desmatamento causado pela produção de azeite de dendê tenha gerado mais de 558 milhões de toneladas de CO2.

Manteiga

Muito saborosa, mas bem prejudicial ao planeta: A produção de 1 quilo de manteiga emite 12 quilos de CO2.

Iogurte

A produção de 1 kg de iogurte emite 2.02 kg de CO2.

Queijo

São emitidos 9 quilos de carbono para cada quilo de queijo produzido. No caso das exportações, o número sobe para até 19 quilos de CO2 por quilo, graças ao transporte envolvido no processo.

Carne bovina

São necessários mais de 9 mil litros de água para produzir meio quilo de carne. Como se não bastasse, a cada 120 gramas de carne há a emissão de CO2 equivalente a uma viagem de 10 km e meio.

Carne de cordeiro

Outra carne que gasta uma imensa quantidade de água: a cada 1 quilo são gastos 8.700 litros de água e 40 quilos de CO2 são lançados na atmosfera.

Salmão

Uma viagem de carro de 5 km é equivalente a produção de 100 gramas de salmão, em termos de liberação de CO2 no meio ambiente.

Atum rabilho

O grande problema com esse tipo de atum é que o consumo dele é maior do que a capacidade da espécie de reprodução. Além disso, os métodos de pesca colocam em risco muitas espécies.

Bacon

O ingrediente que agrada muita gente gasta 7,9 kg de dióxido de carbono para produção de 1 kg e carne de porco.

Peru

Para produção de 1 quilo de peru são emitidos 5 kg de CO2.

Frango

A cada 1 quilo de frango produzido são emitidos 5 kg de CO2.

Peixe

No caso dos peixes, o gasto é ainda maior que de algumas outras carnes: na produção de 1 kg de peixe são emitidos 11.7 kg de CO2.

Vitela

A produção de um quilo de carne de vitela emite 7.8 kg de CO2 no meio ambiente.

Ovo

Uma caixa de ovos (12 unidades) facilmente encontrada nos supermercados gasta 2.400 litros de água em sua produção.

Soja

O maior dano ao meio ambiente diz respeito ao corte de árvores necessários para a criação de lavouras. Nesse processo, milhões de toneladas de CO2 são liberados. Além disso, o gasto de água é imenso: para produção de 1 quilo de soja são gastos mil litros de água.

Milho

O milho gasta, por ano, cerca de 6 bilhões de litros de água no mundo todo.

Arroz

O metano, um dos gases de efeito estufa, mais nocivo que o dióxido de carbono, está presente na produção de arroz. Cerca de 11% das emissões desse tipo de gás vêm do cultivo de arroz.

Aspargo

Cada quilo de aspargo produzido emite 8.9 kg de CO2 no meio ambiente.

Alface

Embora muito saudável, a produção de alface emite 1.08 kg de CO2 a cada quilo da verdura.

Pão torrado

Não há como negar que um pão torrado seja delicioso, mas são emitidos muitos carbonos para torrar o pão.

Amêndoas

Pequena, mas nociva para o meio ambiente. Cada amêndoa produzida gasta mais de 1 litro de água.

Chocolate

Ninguém gostaria de incluir esse item na lista, mas o fato é que o chocolate também prejudica o meio ambiente. São gastos 24 mil litros de água para produção de 1 quilo de chocolate.

Talvez te interesse ler também:

Carne cultivada pode fazer mais mal que bem à saúde e ambiente

5 coisas que acontecem se você come pão todos os dias

O que é gérmen de trigo e quais benefícios à saude

Empresa produz ovo sem galinha através da agricultura celular

Limão-caviar: conheça o limão mais caro que joia

Rúcula: os incríveis benefícios que talvez você não saiba

Como saber se o alimento é transgênico ou OGM?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...