2016: o ano da Amazônia em chamas


Vamos terminar 2016 com uma notícia preocupante para o Brasil: as queimadas na Amazônia ultrapassaram as médias históricas. O descontrole das queimadas é o maior problema que aflige a floresta amazônica, afetando o clima e o meio ambiente.

Houve, no país, este ano, 156.828 focos de incêndios detectados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – dados de até 28 de outubro – medidos pelo Programa de Queimadas. já havia sido um ano atípico, já que registrou 236.371 focos de queimadas, número que deve ficar acima do esperado para 2016.

Fogo criminoso

Segundo um relatório do Inpe, a região Norte é a líder em devastação florestal provocada por queimadas, cuja origem, na maior parte dos casos, é criminosa.

O consultou especialistas do Ibama sobre o tema, que disseram que apenas no cerrado eventulamente ocorrem queimadas por causas naturais, mas que a maioria delas é provocada mesmo por fazendeiros que desmatam terras para o preparo de áreas agrícolas ou de pastagem.

Logo, aquela conversa mole de que queimada é provocada por bituca de cigarro e raios é mentira. É a ação humana a grande devastadora de matas no Brasil.

Consequências devastadoras

As queimadas provocam prejuízos inestimáveis e irrecuperáveis: linhas de transmissão de energia elétrica deixam de funcionar, ameaça de fogo a residências e, claro, a devastação ambiental, que atinge a fauna, a flora e o clima.

O Ibama explica que, nos anos de 2015 e 2016, o El Niño causou fortes efeitos, como a alteração do regime de chuvas, propiciando as condições para a ocorrência de incêndios florestais. Em proporção, o enfraquecimento do fenômeno climático também contribuiu para as menores taxas de incêndio este ano.

Confira a lista dos dez estados onde houve as maiores taxas de queimadas durante este ano. Cinco deles estão na região Norte, dois no Nordeste, dois no Centro-Oeste e um no Sudeste.

1º Mato Grosso (28.420)

2º Pará (18.669)

3º Maranhão (17.016)

4º Tocantins (14.269)

5º Amazonas (11.364)

6º Rondônia (11.239)

7º Piauí (7.169)

8º Acre (6.942)

9º Mato Grosso do Sul (6.678)

10º Minas Gerais (6.515)

Especialmente indicado para você:

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA: DESTRUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...