Arco-íris e relâmpago juntos: uma foto espetacular que imortaliza um raro fenômeno


Arco-íris e relâmpago: uma dupla rara imortalizada em uma imagem. O autor da foto tirada em 09 de agosto, em Tucson, Arizona (EUA) é o agente imobiliário Greg McCown. A foto que gira o mundo interiro através da internet, mostra os dois fenômenos meteorológicos acontecerem ao mesmo tempo. Mas por que tal feito é tão raro?

Apesar de 100 raios atingirem a Terra a cada segundo, a probabilidade que este se verifique perto de um arco-íris é muito baixa, ainda que em uma área deserta como Tucson, seja menos raro de acontecer, como explica Randall Cerveny, professor de meteorologia da Universidade Estadual do Arizona em Tucson. “Normalmente os dois fenômenos não ocorrem simultaneamente“. Mas por quê?

Os dois fenômenos, raio e arco-íris precisam das gotas de chuva para acontecerem, mas as utilizam de formas diferentes. Relâmpagos são descargas elétricas que ocorrem devido à diferença de carga entre as nuvens e a terra (em termos científicos “diferença de potencial”, devido ao fato que as nuvens estão carregadas negativamente enquanto a terra positivamente). A natureza tende ao equilíbrio e “não aceita” esta situação, por isso acontece a descarga elétrica.

O deserto para isso representa o lugar ideal, e o Arizona é um dos melhores exemplos, por suas nuvens muito elevadas.

E o arco-íris? Também este fascinante fenômeno da natureza utiliza a chuva, mas esta precisa ser sob forma de gotículas para que estas dispersem a luz em suas cores componentes, dando vida ao encantado arco colorido.

foto

A foto de McCown é especialmente rara porque o agente imobiliário foi acidentalmente lá, entre o sol e a tempestade, no momento exato em que os raios do sol batiam sobre as gotas de chuva para formar um arco-íris, enquanto as cargas elétricas positivas sobre a terra, e as negativas sobre as nuvens, se encontraram produzindo relâmpagos.

E você sabe, coisas raras são sempre muito valiosas.

Leia também:

FONTE DE LUZES ARCO-ÍRIS: UMA FOTO ESPETACULAR TIRADA NO NOVO MÉXICO

ESPETÁCULO DA NATUREZA: 4 ARCO-ÍRIS EM NOVA YORK




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...