Projeto internacional busca medir a relação entre poluição atmosférica e a formação de nuvens e chuva na Amazônia


Um projeto de pesquisa internacional, cujo objetivo é o de investigar os aerossóis resultantes das emissões de hidrocarbonetos e a influência desse tipo de emissão na formação de nuvens e de chuva na Amazônia, foi apresentado por seus coordenadores no Simpósio FAPESP-U.S. Collaborative Research on the Amazon, realizado nos dias 28 e 29 de outubro, na Capital dos EUA, Washington.

O projeto, que faz parte da Green Ocean Amazon, foi intitulado Goble (de GOAmazon Boundary Layer Experiment), e deu destaque aos aerossóis secundários presentes tanto em ambientes limpos, como em ambientes poluídos na Camada Limite Atmosférica da Amazônia.

O que são aerossóis?

Aerossóis são materiais particulados presentes na atmosfera, que podem vir de fontes primárias – sejam naturais, poeiras de desertos ou erupções vulcânicas, ou antropogênicas, de queimadas ou combustão fóssil – ou de fontes secundárias –, de mecanismos de condensação de produtos gasosos, como aerossóis de sulfato, de nitrato ou orgânicos.

Como são realizadas as pesquisas?

Os pesquisadores utilizam torres e balões para medir a distribuição vertical dos aerossóis e dos núcleos de condensação de nuvens na Camada Limite Atmosférica. Assim, faz-se um perfil completo dos aerossóis pela CLA e posteriormente com a modelagem computacional para analisar o transporte turbulento desses elementos, pelas camadas de nuvens.

Os estudos vêm sendo conduzidos em duas regiões na Amazônia Central: uma com ar e paisagem de floresta primitiva e outra próxima à cidade de Manaus, que é influenciada pela poluição.

Os pesquisadores têm realizado medições com balão em uma área denominada T1 pelo projeto GoAmazon, ocupado por floresta primitiva. O balão pode atingir até 1.800 metros de altitude – o que é importante para avaliação das condições termodinâmicas na Camada Limite Atmosférica. Também são utilizados sensores para ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos.

Objetivos da iniciativa científica

Um dos objetivos do projeto é entender melhor como a cobertura florestal pode influenciar a formação de nuvens, especialmente como o ar da camada limite é injetado na camada de nuvens, e como esses processos são alterados sob a influência da poluição de uma cidade como Manaus.

Além disso, busca-se entender a estrutura da turbulência na floresta, ou seja, como a floresta realmente influencia o fluxo de ar, entre as copas das árvores e acima das mesmas.

Assim, pretende-se atingir uma melhor compreensão da química atmosférica e da formação de aerossóis. Há ainda medição de aerossóis e como tais partículas se tornam os núcleos de condensação das nuvens.

Os resultados do projeto também serão usados no Modelo Climático Brasileiro, que vem sendo desenvolvido pela comunidade científica brasileira.

Leia também:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...