Brasil é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina


Pois é, somos nós, o Brasil, o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e, veja só, quem o produz é uma cooperativa de agricultores familiares, a Coopat – Cooperativa dos Assentados de Tapes – no Rio Grande do Sul.

A Coopat

A Coopat surgiu de um assentamento de agricultores sem terra que se instalou em Lagoa do Junco em 1995. Em 1998 os assentados decidiram pela formação da cooperativa, entendendo a importância de trabalharem coletivamente em base à agricultura familiar.

No começo, os agricultores da Coopat até usavam agrotóxicos – e eles se lembram de um caso que se passou lá, com um dos integrantes do grupo: adoeceu, caiu ao chão botando sangue pela boca, intoxicado, doente.

Atualmente a Coopat integra 400 famílias assentadas e produz o arroz orgânico Terra Livre, a maior marca da América Latina, arroz saudável, limpo, livre de agrotóxicos e outros contaminantes, totalmente produzido em terras de Reforma Agrária.

Arroz orgânico em agricultura familiar

Neste link você terá acesso ao texto “Produção de arroz ecológico em assentamentos de Reforma Agrária no entorno de Porto Alegre” (pdf) onde se relata o processo técnico aplicado. Vale a pena a leitura para quem é da área e também para aqueles, leigos, que gostariam de produzir seu próprio arroz.

O segredo é usar carpas nos tanques de irrigação – umas cuidam, outras adubam e as três mantém limpos os tanques, o arroz saudável, a produção boa.

Arroz orgânico para merenda escolar

Os principais clientes da Coopat são prefeituras municipais que usam o arroz orgânico para incrementar a merenda escolar das crianças nas escolas públicas.

Talvez te interesse ler também:

ARROZ COM ARSÊNICO NO BRASIL: É PRECISO FICAR SUPERPREOCUPADO?

MILHO GUARANI NA MERENDA DAS ESCOLAS INDÍGENAS EM ITANHAÉM, SP

PECUÁRIA ORGÂNICA E ECOTURISMO NO PANTANAL: O QUE É CARNE ORGÂNICA?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...