Ondas azuis fluorescentes. Sem turistas, praias de Acapulco revivem o fenômeno do plâncton bioluminescente


Após 60 anos, ressurge nas ondas do mar de Acapulco o fenômeno do plâncton bioluminescente. Isto se deu na última segunda-feira, 20.

Esse extraordinário fenômeno foi registrado por moradores da região, através de fotos e vídeos, que foram postados nas mídias sociais, surpreendendo muitos internautas.

A causa desse fenômeno natural ocorre em função do  fitoplâncton, uma espécie de bactéria marinha que causa essa bioluminescência aquática de tonalidade azul.

Como informou o Mexico Daily News, além desse fato fantástico, os moradores de Acapulco foram surpreendidos por outros acontecimentos inusitados, como a vista de uma baleia na baía principal. Isto se deu no início da quarentena.

Esses exemplos ilustram como o mundo natural tem resgatado o espaço que, antes da quarentena, vinha sendo perdido pela interferência humana.

Enquanto os humanos permanecem recolhidos em isolamento social para a prevenção ao contágio da Covid-19, a natureza flui com mais harmonia. Isto é fato!

As autoridades públicas de Acapulco atribuíram este fenômeno à calma do mar causada pela ausência de turistas em consequência da pandemia do coronavírus.

Veja neste vídeo do canal SóNotíciaBoa o registro de imagens das ondas iluminadas com algas bioluminescentes:

Imagens lindas! Que a natureza possa continuar fluindo plena, calma, bela e livre, sem os prejuízos causados pelo homem!

https://www.facebook.com/UCSDalumni/videos/525111061494792/

Talvez te interesse ler também:

Vaga-lumes em risco de extinção por causa de pesticidas e poluição luminosa

Fenômeno da “onda azul fluorescente” ocorre no litoral paulista

No Japão: o espetáculo das lulas vaga-lume




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...