Eclipse do sol – 2 de Julho. É preciso tomar cuidados para não danificar os olhos


Um fenômeno astronômico está prestes a acontecer não muito longe de nós: o ‘Grande Eclipse Sulamericano’, como vem sendo chamado pelas publicações especializadas no assunto, acontecerá no próximo dia 2 de julho e poderá ser visto por 25 milhões de pessoas no Chile, na Argentina e no Uruguai. Nessa data, a Lua se posicionará diretamente entre o Sol e a Terra, provocando uma noite em plena luz dia em diversas localidades.

A duração prevista é de três horas. Como o próximo eclipse dessa magnitude só ocorrerá em 2103, é normal que haja um certo clima de euforia. No entanto, os especialistas alertam para os efeitos colaterais no caso de observação do céu sem que os devidos cuidados sejam tomados.

Um relatório publicado pela American Astronomical Society, e revisado por membros do Instituto dos Olhos da Universidade de Washington, chama a atenção para a possibilidade de que danos irreversíveis aos olhos sejam causados. A perda total da visão, ocasionada por tais circunstâncias, tem até nome: retinopatia solar.

O perigo está no fato de que, durante o eclipse, a queda da luminosidade faz com que a pupila se dilate. No entanto, apesar da escuridão observada, os raios solares continuam a se propagar e, ao encontrarem a pupila aberta, provocam queimaduras na retina. Muitos pensam estarem protegidos ao usarem filmes de Raio-X ou óculos de baixa qualidade.

Mas, para se proteger, é preciso fazer uso de óculos com lentes adequadas.

Para aqueles que estiverem de malas prontas na expectativa de testemunhar o fenômeno, o site argentino Infobae, divulgou que o eclipse será visível de leste a oeste do país, particularmente no sul de Buenos Aires e de Santa Fé, no centro de Córdoba, no norte de San Luis, no centro de San Juan e no sul de la Rioja.

Ainda de acordo com o Infobae, dezenas de milhares de turistas, em sua maioria vindos dos Estados Unidos e do Japão, vão movimentar essas províncias, que registraram um aumento significativo de reservas em seus hotéis.

Talvez te interesse ler também:

ARGENTINA: BUENOS AIRES E MENDOZA, VOCÊ PRECISA CONHECER! VEJA DICAS

PEPSI QUER PROJETAR SEU LOGOTIPO NO CÉU À NOITE USANDO SATÉLITES

A INFLUÊNCIA DOS ASTROS EM NOSSAS VIDAS




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...