Vida na Terra pode ter sido trazida por meteoritos

Um dos grandes mistérios para a ciência é como a vida se deu na Terra. Existem muitas lacunas nas teorias que tentam explicar esse enigma, sendo a mais aceita, no momento, aquela que diz que a vida teria surgido de fontes hidrotermais profundas, que alimentaram formas de vida simples.

Isso significa que haveria um bolo da vida. Entretanto, ao que parece, esse bolo não teria vindo da própria Terra, mas sim do espaço, conforme informa o site Galeria do Meteorito.

A descoberta do DNA espacial pela NASA traz dados fundamentais sobre a formação da vida terrena: meteoritos teriam trazido DNAs para a Terra, ou seja, somos “filhos” de rochas espaciais.

A pesquisa da NASA, publicada na revista científica Nature Communications, se deu resfriando uma substância de alumínio a temperatura quase zero. Ela foi colocada em uma câmera de vácuo onde foram recriadas as condições do espaço profundo. Na câmera, foi adicionada uma mistura de gás de vapor de água e metanol (componentes do ambiente interestelar) e, por fim, tudo foi bombardeado com raios UV, simulando a radiação das estrelas.

O resultado desse experimento é que, graças à baixa temperatura, uma camada de gelo foi encontrada no alumínio, a qual, depois, foi aquecida pelos raios UV. A substância analisada pela equipe de cientistas continha a molécula açúcar 2-desoxirribose – o D do DNA.

Os cientistas precisaram certificar que essa experiência laboratorial de fato ocorre na natureza. Para isso, a equipe investigou amostras de meteoritos carbonáceos, nos quais foram detectados lastros de ácidos e álcoois simples. Não foi encontrada exatamente a 2-desoxirribose e, por isso, eles precisam investigar mais amostras.

Outros testes foram realizados em meteoritos reais, do tipo Condrito Carbonáceo, e revelaram a presença de açúcares derivados do DNA.

Com tantas evidências, a equipe sugere que a vida na Terra pode ter sido trazida por meteoritos, cometas e, também, poeira espacial.

Some-se a isso as condições ótimas da Terra que influenciaram o surgimento da vida no planeta. Os autores do estudo argumentam que:

“Embora os processos terrestres também devam ter contribuído para o surgimento da vida em nosso planeta há mais de 3,8 bilhões de anos, esses orgânicos de meteoritos estavam disponíveis e podem ter desempenhado um papel nos primeiros processos biológicos”.

Nem tudo ainda está devidamente explicado, mas a hipótese parece boa!

VIAGENS ESPACIAIS À VISTA: NASA ANUNCIA NOVA MISSÃO À LUA

TEM ÁGUA NA LUA! PELA PRIMEIRA VEZ HÁ EVIDÊNCIAS DIRETAS DESTE FATO

EM MARTE TEM ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO: UMA SUPER DESCOBERTA!