3 asteroides ENORMES passarão pertinho da Terra, alerta a NASA

  • atualizado: 
asteroides

Três grandes asteroides estão se aproximando da Terra. As 3 rochas espaciais passarão a uma distância muito pequena, amanhã, 10 de novembro, do nosso planeta. A notícia vem da Nasa.

A Agência Espacial dos EUA prevê que o primeiro asteroide, batizado de 2018 VS1, atingirá a distância mínima da Terra por volta das 11H03 de sábado.

Os astrônomos do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA (JPL) na Califórnia estimaram que o 2018 VS1 tem um diâmetro de 13 a 28m e o comprimento de 2,5 vezes mais que o de um ônibus.

As estimativas da trajetória da NASA sugerem que o asteroide passará a 1,38 milhão de km do nosso planeta, portanto, mesmo que suas dimensões sejam realmente relevantes, ele passará a uma distância segura, sem nenhum perigo para nós.

O segundo asteroide tem um nome semelhante, é o 2018 VR1. O corpo celeste atingirá a distância mínima às 11H19 no sábado, alguns minutos depois do VS1, mas será ainda mais longe de nós: uns bons 5,03 milhões de km. Seu diâmetro estimado é de 14 a 30m seu comprimento é de cerca de 30 metros. Nada pequeno! Se fosse parar em uma área habitada da Terra, o que não acontecerá, seria realmente um perigo. Segundo a NASA, será a primeira e última passagem curta deste asteroide pela Terra.

E então passará a terceira rocha espacial, a 2018 VX1. É o menor dos três asteroides, mas o que mais se aproxima de nós. Basta dizer que vai passar a uma distância menor que a da lua, apenas 381,474 km. Seu diâmetro vai de 8 a 18 m. Este último estará a uma distância mínima da Terra por volta das 15H26 do dia 10 de novembro.

Muitos desses objetos são classificados como potencialmente perigosos (PHA - Potentially Hazardous Objects) quando se aproximam da Terra a uma distância menor de 7,5 milhões de km.

"Note que uma passagem astronomicamente próxima pode ser muito distante em termos humanos: milhões ou até dezenas de milhões de quilômetros", explica a NASA.

Em qualquer caso, podemos dormir em paz. Nenhum deles constituirá perigo para a Terra. O VX1 será um presente especial porque permitirá aos cientistas de observarem um asteroide a uma distância excepcional.

O Universo nos encanta!

Talvez te interesse ler também:

GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO

VIAGENS ESPACIAIS À VISTA: NASA ANUNCIA NOVA MISSÃO À LUA

CHINA QUER LANÇAR LUA ARTIFICIAL NO ESPAÇO EM 2020! 

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!