Tem água na Lua! Pela primeira vez há evidências diretas deste fato

  • atualizado: 
água na Lua

Você achava que era só em Marte que havia água? Agora ela foi descoberta, também, em outro lugar!

A missão indiana Chandrayaan-1 teve como objetivo explorar a Lua nos anos de 2008 e 2009. O que foi descoberto por lá durante esse tempo foi divulgado no periódico acadêmico PNAS. E umas das descobertas é de que há água na Lua.

Embora os cientistas já desconfiassem disso, nunca haviam encontrado evidências diretas da presença de água em solo lunar. Agora ela foi encontrada em forma de gelo.

Graças a um aparelho chamado Mapa da Mineralogia Lunar (M3) foi possível identificar reflexos de luz próprios do gelo. Além disso, o M3 também mediu como as moléculas de gelo absorvem luz infravermelha.

Como as temperaturas na Lua podem chegar, durante o dia, a 100° C, o gelo não encontra boas condições para se conservar. Entretanto, por causa da inclinação de 1,5 graus no eixo de rotação da Lua, alguns lugares em seus polos não têm contato com a luz solar, como explicou a BBC.

Nessas crateras escuras, estima-se que a temperatura não ultrapasse 157ºC negativos. Por ficarem permanentemente na escuridão, cria-se um ambiente propício para depósitos estáveis de gelo.

A expectativa dos pesquisadores é de que, caso haja gelo suficiente nos primeiros milímetros da superfície da Lua, a água possa ser usada em expedições futuras. Espera-se que a água do gelo possa ser transformada em água potável ou ser dividida em moléculas de hidrogênio e oxigênio para serem usados como combustível de foguete. Além disso, o oxigênio poderia ser utilizado, também, pelos próprios astronautas respirarem em missões na Lua.

Água em Marte

Outros corpos celestes do Sistema Solar também têm gelo em suas superfícies, como o polo Norte de Mercúrio e o planeta-anão Ceres.
Mas em Marte, em seu polo Sul, foi encontrada água em estado líquido. Essa incrível descoberta foi feita pelo radar MARSIS, a bordo da sonda europeia Mars Express.

Leia mais: EM MARTE TEM ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO: UMA SUPER DESCOBERTA!

A sonda observou Marte por cerca de 15 anos e encontrou evidências de água líquida sob a superfície do Planeta Vermelho. Os dados identificados por MARSIS fazem os cientistas acreditarem que se trata de água salgada.

Daqui a pouco leremos os versos “por planetas nunca dantes navegados”, para se referirem à aventura desse descobrimento pelas ondas do universo!

Talvez te interesse ler também:

setaENCONTRADAS DUNAS DE AREIA AZUL SOBRE A SUPERFÍCIE DE MARTE

setaA INFLUÊNCIA DOS ASTROS EM NOSSAS VIDAS

setaELON MUSK E SEUS PROJETOS CONTRA A EXTINÇÃO DA HUMANIDADE

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!