27 de julho tem eclipse lunar total, um dos mais longos dos últimos anos


Dia 27 de julho é dia de eclipse lunar total! Vamos contar tudo sobre esse fenômeno especial, que não ocorre no Brasil desde 2015.

O eclipse total lunar é um fenômeno no qual a Lua está na fase cheia e fica totalmente encoberta pelas sombras projetadas pela Terra, nomeadas umbra e penumbra.

O eclipse lunar deste ano será total e poderá ser visto nos cinco continentes. Com duração de quase 103 minutos, será um dos mais longos dos últimos anos.

Aqui no Brasil, o eclipse poderá ser visto, no dia 27 de julho, entre às 16h30 e 18h13 (horário de Brasília), conforme previsões – período correspondente ao tempo em que a Lua ficará totalmente em penumbra.

Em 2018, ocorrem dois eclipses totais da Lua, o do dia 27, e outro que ocorreu no dia 31 de janeiro, mas que esteve visível apenas na Ásia, Austrália, no Pacífico e no oeste da América do Norte.

Como acontece

Voltando às aulas de Ciências, a Lua é uma órbita da Terra, ou seja, a órbita da Lua é a trajetória que esse satélite natural faz ao redor do Planeta Azul. Durante a sua trajetória, ocorrem as fases da Lua: quando a Lua está entre a Terra e o Sol, temos a fase nova; quando a Terra está entre a Lua e o Sol, temos a fase cheia. Em certas épocas, na fase de Lua cheia, a Terra projeta a sua sombra na superfície lunar devido a um alinhamento que faz com que a Lua fique na penumbra por algum tempo.

Se a Lua passa pela parte exterior da sombra da Terra, ocorre um Eclipse Lunar Penumbral; se ela a Lua consegue adentrar a parte interior e mais escura da sombra, ocorre o Eclipse Lunar Total.

Transmissão do Eclipse Lunar Total

É claro que você quer ver o eclipse, né? Por sorte, desta vez, daqui do Brasil será possível admirar o eclipse lunar total, embora o país não seja um dos melhores locais de observação.

Caso você tenha dificuldades para observar o eclipse, o site Galeria do Meteorito vai transmitir ao vivo tudo o que acontecer no céu no dia 27 de julho! O site fará a cobertura completa do eclipse lunar com imagens ao vivo.

Quando acontece

A partir das 14h14 do horário de Brasília acontecerá o primeiro estágio do eclipse lunar. Após as 15h24, a Lua dá início a sua entrada na parte mais escura da sombra terrestre (umbra).

A totalidade do eclipse iniciará às 16h30 e o seu ápice será das 17h21 às 18h13, período em que a Lua ficará com a tonalidade alaranjado-avermelhada.

A dica é olhar para a direção oposta (leste) a do pôr-do-sol (oeste) para observar a Lua nascer eclipsada pela sombra da Terra. A Lua estará fora da sombra mais escura a partir das 19h19 e, às 20h28, ela já estará completamente fora da sombra externa da Terra (penumbra), quando, então, o eclipse terá o seu fim.

Duração do eclipse

A lua cheia de 27 de julho será a menor e a mais distante da Terra de todo 2018. Tal fenômeno é conhecido por Mini-Lua, por estar a Lua cheia em seu ponto mais longínquo da Terra.

Isso faz com que ela leve mais tempo para atravessar a sombra da Terra, razão pela qual, quando a Lua chega ao seu apogeu, o eclipse lunar seja mais longo.

O Eclipse Lunar total mais longo registrado ocorreu no século passado, em 16 de julho de 2000, com duração de 1 hora e 46 minutos. Isso se deveu ao fato de a Lua passar quase totalmente em alinhamento com o centro da sombra da Terra.

As previsões dos próximos eclipses lunares totais são para:

• 21 de janeiro de 2019

• 16 de maio de 2022

• 8 de novembro de 2022

• 14 de março de 2025

• 07 de setembro de 2025

• 3 de março de 2026

• 31 de dezembro de 2028

Vamos aguardar esses dias passarem logo para olharmos deslumbrados para o céu!

Sobre a Lua, leia também:

A LUA E SEUS MUITOS SIGNIFICADOS

MULHER E LUA: OS CICLOS E O VÍNCULO COM A NATUREZA

OS EFEITOS DA LUA CHEIA SOBRE O HOMEM, PLANTAS E ANIMAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...