O adeus à Cassini, a sonda da Nasa irá mergulhar em Saturno em sua última aventura

• atualizado:
Cassini

A sonda Cassini, a primeira a entrar na órbita de Saturno para estudar este planeta famoso e encantador, foi lançada pela NASA/ESA/ASI em outubro de 1997 e fará hoje sua última viagem depois de 20 anos de exploração espacial.

Sua última missão será em torno do planeta o qual a sonda orbita há 13 anos. Seu grande final será transformar-se em pó ao entrar na atmosfera de Saturno onde recolherá dados importantes, e já ditos históricos, para a ciência planetária.

Há 1,7 milhões de quilômetros de distância a sonda foi criada especialmente para estudar o famoso planeta dos anéis. Seu nome é uma homenagem ao cientista italiano Gian Domenico Cassini, um dos primeiros a estudar este planeta.

Sua última descoberta foi encontrar hidrogênio em Enceladus, um das luas de Saturno, e nos dar um grande indício de possivelmente haver vida naquela lua.

Leia mais: CADA VEZ MENOS SOZINHOS: NASA CONFIRMA QUE PODE HAVER VIDA EM LUA DE SATURNO

Outras de suas importantes missões foram captar imagens detalhadas de Saturno, analizar sua poeira estelar e descobrir um oceano embaixo de Enceladus.

O projeto de fazer com que a última aventura da sonda seja a de mergulhar o planeta e a de se esfarelar com o impacto, vem sendo estudado há anos e prevê a preservação das luas de Saturno. Se continuasse em órbita haveria um risco de que um dos destroços de Cassini se destacasse e causasse danos a uma de suas luas. Além de querer preservá-las para estudos futuros, o objetivo principal é preservar Enceladus, a sua lua muito possivelmente habitável.

Com sua última viagem acredita-se que esta possibilidade venha a ser melhor esclarecida. Cassini deverá recolher novos dados sobre a constituição da atmosfera saturniana e revelar muito sobre a natureza deste planeta pois estará mais perto do que nunca do seu objeto de estudo.

Até o Google homenageia hoje este mergulho sui generis e com un grand finale. No Doodle o planeta sorri à foto da sonda. 20 anos de história!

Leia mais sobre Universo:

GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO

A UM PASSO DA DESCOBERTA DA ORIGEM DA VIDA

NASA ANUNCIA DESCOBERTA DE SETE NOVOS PLANETAS

MATRIX? O UNIVERSO É APENAS UMA PROJEÇÃO, UM HOLOGRAMA!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!