O adeus à Cassini, a sonda da Nasa irá mergulhar em Saturno em sua última aventura

  • atualizado: 
Cassini

A sonda Cassini, a primeira a entrar na órbita de Saturno para estudar este planeta famoso e encantador, foi lançada pela NASA/ESA/ASI em outubro de 1997 e fará hoje sua última viagem depois de 20 anos de exploração espacial.

Sua última missão será em torno do planeta o qual a sonda orbita há 13 anos. Seu grande final será transformar-se em pó ao entrar na atmosfera de Saturno onde recolherá dados importantes, e já ditos históricos, para a ciência planetária.

Há 1,7 milhões de quilômetros de distância a sonda foi criada especialmente para estudar o famoso planeta dos anéis. Seu nome é uma homenagem ao cientista italiano Gian Domenico Cassini, um dos primeiros a estudar este planeta.

Sua última descoberta foi encontrar hidrogênio em Enceladus, um das luas de Saturno, e nos dar um grande indício de possivelmente haver vida naquela lua.

Leia mais: CADA VEZ MENOS SOZINHOS: NASA CONFIRMA QUE PODE HAVER VIDA EM LUA DE SATURNO

Outras de suas importantes missões foram captar imagens detalhadas de Saturno, analizar sua poeira estelar e descobrir um oceano embaixo de Enceladus.

O projeto de fazer com que a última aventura da sonda seja a de mergulhar o planeta e a de se esfarelar com o impacto, vem sendo estudado há anos e prevê a preservação das luas de Saturno. Se continuasse em órbita haveria um risco de que um dos destroços de Cassini se destacasse e causasse danos a uma de suas luas. Além de querer preservá-las para estudos futuros, o objetivo principal é preservar Enceladus, a sua lua muito possivelmente habitável.

Com sua última viagem acredita-se que esta possibilidade venha a ser melhor esclarecida. Cassini deverá recolher novos dados sobre a constituição da atmosfera saturniana e revelar muito sobre a natureza deste planeta pois estará mais perto do que nunca do seu objeto de estudo.

Até o Google homenageia hoje este mergulho sui generis e com un grand finale. No Doodle o planeta sorri à foto da sonda. 20 anos de história!

Leia mais sobre Universo:

GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO

A UM PASSO DA DESCOBERTA DA ORIGEM DA VIDA

NASA ANUNCIA DESCOBERTA DE SETE NOVOS PLANETAS

MATRIX? O UNIVERSO É APENAS UMA PROJEÇÃO, UM HOLOGRAMA!