5 planetas voltam a se alinhar este ano

planetas-alinhados

Às vezes recebemos presentes que parecem ter caído do céu. No início deste ano, já tivemos a oportunidade de ver cinco planetas alinhados, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Novamente, eles ficarão alinhados por mais alguns dias antes que cada um tome o seu rumo pelo universo.

Por algumas semanas, esses cinco planetas poderão ser vistos, durante o pôr-do-sol, a olho nu. No início do ano eles se mostraram durante o amanhecer. Segundo David Dickinson, do site de astronomia Universe Today: "Agora, os vemos do nosso 'espelho retrovisor' porque Marte, Júpiter e Saturno estão na frente, enquanto Mercúrio e Vênus estão correndo para recuperar o atraso".

Desde ontem (quarta-feira), já é possível ver os planetas, sobretudo, se você estiver em um lugar aberto e sem nuvens.

Como identificar os planetas?

Para identificar cada planeta, é preciso que você perceba as sutis diferenças de brilho no céu. Venus é o mais brilhante de todos e Júpiter é o mais próximo da luminosidade. É possível ver ambos quando o sol está prestes a se esconder. Marte é avermelhado e Saturno, amarelado. Os dois brilham com intensidade similar. Já encontrar Mercúrio não é fácil, pois ele é o menor dos planetas. Mas não se entristeça, pois para vê-lo existe um truque, é o truque do polegar

Quem dá a dica é o astrônomo Jason Kendall, professor adjunto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ele publicou em seu canal no YouTube um exercício prático que ajuda a distinguir se você está vendo um planeta ou uma estrela. "Feche um dos olhos. Estique o braço e coloque o seu dedo polegar para cima. Lentamente, passe-o de um lado para o outro do planeta ou estrela que você vê no céu. Se a luz se atenuar quando o polegar passar sobre ele, é um planeta. Mas se ela piscar rapidamente é uma estrela", explica.

O truque funciona melhor com Júpiter e Vênus, porque são mais brilhantes. Depois da Lua e do Sol, esses corpos celestes são os mais brilhantes que podem ser vistos daqui da Terra. 

É melhor você se preparar logo, caso queira vê-los, porque eles devem voltar a se alinhar novamente apenas em 8 de setembro de 2040, quando estarão a 9,3 graus no céu.

Especialmente indicado para você:

ESTUDO DIVULGA EVIDÊNCIA DE UM 9° PLANETA NO SISTEMA SOLAR

CIENTISTAS IDENTIFICAM UMA POSSÍVEL FAMÍLIA DE ASTEROIDES NO PLANETA-ANÃO CERES

Fonte: bbc