Pesquisa afirma que Terra está em uma nova era geológica

Muitas pessoas acreditam que o aquecimento global não é uma questão tão grave e que tampouco possa provocar danos tão profundos ao planeta Terra e à humanidade. Mas existem cientistas que acreditam que a nossa intervenção tenha sido tão grande que fizemos a Terra entrar em uma nova era geológica, chamada de Antropoceno.

É o que afirma um estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas da Universidade de Leicester, na Inglaterra. Segundo a revista Science, essa mudança ocorreu na metade do século passado e foi provocada pelo alto consumo de materiais como alumínio, concreto, plástico e pelas consequências dos testes nucleares. Pese-se a emissão de gases de efeito estufa e migração de espécies para ecossistemas não pertencentes aos seus.

O estudo investiga até que ponto a ação humana interfere nas camadas geológicas e quais são as diferenças entre a era Antropoceno e a anterior, o Holoceno, que começou há 11.700 anos.

O Holoceno é caracterizado pelo aumento da produção de alimentos pelo ser humano com o desenvolvimento da agricultura. Já o Antropoceno se caracteriza por rápidas mudanças ambientais provocadas pelo aumento populacional e, consequentemente, do consumo.

Segundo o estudo, os humanos mudaram tanto o ecossistema da Terra que deixaram um conjunto de sinais que justifica o reconhecimento da passagem de uma era geológica para outra. Um dos objetivos do grupo de pesquisa é reunir mais provas dessa mudança para caracterizar melhor a era Antropoceno e propor recomendações.