Por que os vulcões são importantes para o meio ambiente?


O que são vulcões? São aberturas na crosta do planeta, por meio de onde passa o magma – ou lava – que se localiza no manto terrestre. Com essa “brecha” o material pode emergir para a superfície.

Por sua beleza e poder destrutivo, as pessoas tendem a acreditar que vulcões são apenas exotismos, que provocam mais prejuízos, que lucro para todos. Entretanto, não poderiam estar mais enganadas a esse respeito, já que vulcões são repletos de benefícios para a vida no planeta Terra. Vejamos mais sobre o assunto a seguir.

Alguns benefícios dos vulcões

Responda rápido: onde você encontra terras mais férteis para plantio?

A) na margem de um rio?

B) em uma floresta?

C) nenhuma das anteriores?

D) em um vulcão.

A correta seria a resposta D. Isso mesmo, a base de um vulcão tem terras fertilíssimas, por causa das pedras vulcânicas, que são ricas em minerais e, ao se quebrar, garantem muitos nutrientes para a vida vegetal. Não é à toa, que em locais com atividade vulcânica, mais precisamente nos vales de vulcões, há sempre grupos praticantes de agricultura.

Geração de materiais de construção civil

Ao ascender à superfície terrestre, o magma, ou lava, se resfria, de forma brusca, o que faz com que esse material se torne sólido. Sabão de diversos tipos e produtos para limpeza têm como matéria-prima esse material, além de prédios e estradas.

Oxigênio na atmosfera

No começo do planeta, a Terra tinha, em sua atmosfera, uma altíssima concentração de vapor de silicato. Com as erupções vulcânicas iniciais, houve uma liberação de dióxido de carbono e vapor d’água, entre outros gases. Ao entrar em contato com a atmosfera, formou-se a camada aeróbia.

Surgimento de porções de Terra

Diversas estruturas geológicas, inclusive habitadas hoje em dia, foram geradas devido a erupções vulcânicas. Ilhas do Havaí e de outros pontos do globo foram constituídos por acúmulo de magma, após sucessivas erupções, que foram resfriando pelas águas oceânicas e se solidificaram, emergindo para a superfície. Para se ter uma ideia, há vulcões no Pacífico, em atividade, abaixo de águas termais desse oceano, mais precisamente na Placa do Pacífico.

Leia também:

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...