Descobertos outros índios isolados na Amazônia: divulgadas imagens inéditas

  • atualizado: 
índios isolados

A Fundação Nacional do Índio - FUNAI - descobriu entre os afluentes do rios Jutaí e Juruazinho no Amazonas, novos "índios isolados" cuja origem étnica ainda não fora identificada.

Essas áreas são de difícil acesso, tanto que a equipe da Funai percorreu mais de 180 quilômetros em barcos fluviais, caminhões e motocicletas em trilhas fechadas, e mais de 120 quilômetros a pé dentro da floresta densa.

Uma série de ações foram postas em prática para cumprir o trabalho de proteção aos índios isolados, relatado pelo "Monitoramento da presença de índios isolados no Rio Juruazinho", realizado entre os dias 16 de julho e 1º de agosto pela Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (FPEVJ), através de seu serviço de proteção em Eirunepé-AM.

Nessa mesma região, pelo menos 11 povos indígenas isolados seriam identificados, mas estima-se que o número seja maior e possa atingir 16 comunidades.

As imagens tiradas durante uma expedição em 2017, mostram um grupo de 16 nativos. Algumas mostram um membro da tribo que anda com arco e flecha, uma casa conhecida como "maloca" e uma plantação. Outros membros da tribo podem ser vistos andando na selva perto da clareira.

A agência diz que seus especialistas viajaram mais de 300 km na reserva do Vale do Javari, entre a Colômbia e o Peru, para chegar ao local de descoberta. A missão começou porque era quase certo que alguns caçadores furtivos estavam ameaçando a tribo. Segundo a Funai, pelo menos outras 16 outras tribos da mesma região permanecem isoladas.

"O isolamento é muitas vezes devido à experiências traumáticas, nascidas do contato com o mundo exterior. Apenas um ano atrás, por exemplo, pelo menos dez nativos foram mortos por garimpeiros ilegais, se essas pessoas quisessem entrar em um relacionamento conosco, tentariam se comunicar ", explicou Bruno Pereira, coordenador dos estudos sobre os grupos isolados da Funai.

A Funai destacou: "Filmamos essas cenas para confirmar a existência desses nativos de modo a protegê-los".

E esperamos que essas intenções permaneçam.

Sobre os índios isolados e os povos da floresta, leia também:

setaCONHEÇA 'O HOMEM MAIS SOLITÁRIO DO MUNDO' EM VÍDEO RARO DIVULGADO PELA FUNAI

setaSÉRIE FOTOGRÁFICA MOSTRA A BELEZA DO POVO MAORIS

setaBRASIL TERÁ PELA PRIMEIRA VEZ EM SUA HISTÓRIA UMA LIDERANÇA INDÍGENA EM CHAPA PRESIDENCIAL

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!