15 toneladas de lixo recolhidos no segundo pico mais alto do mundo

15 toneladas de lixo recolhidos no K2

A K2 (também conhecida como monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang) é uma das montanhas da cordilheira do Himalaia (a mais alta cadeia montanhosa do mundo). Um lugar de difícil acesso e, impressionantemente cheio de lixo: 15 toneladas de resíduos sólidos foi o que recolheu a associação EvK2CNR.

De junho a setembro, os 615 "garis" da montanha retiraram mais de 3.600 quilos de lixo e 29 carcaças de animais. Um trabalho intensivo realizado através de duas campanhas: Keep Karakorum Clean e Keep K2 Clean 2014.

Números que estão em ascensão e que devem fazer as pessoas pensarem.

A primeira campanha de limpeza em 2006, cobriu o campo base da K2 e o Gasherbrum: na ocasião foram retirados três toneladas de resíduos. Três anos depois veio a segunda missão, para limpar a Geleira Baltoro e a K2, campo base, onde foram recolhidos 8 toneladas de resíduos. Na ocasião, foi construída uma plataforma para o depósito de resíduos orgânicos a 4.700 metros. Até se chegar aos dias de hoje.

De 1° de junho a 1° de setembro deste ano, a Geleira Baltoro e os altos campos da K2 foram patrulhados durante a terceira campanha, que atingiu 7.300 metros de altura, durante os quais, foram coletados 13 toneladas de lixo e 2.800 quilos de resíduos humanos. Não é o recorde em altitude: no verão de 2011, a altura atingida pela iniciativa de limpeza chegou a mais de 7.800 metros.

A equipe de limpeza é inteiramente formada pelos moradores locais, provenientes de diferentes regiões do Paquistão. "Depois de anos de atividades, podemos considerar alguns resultados: começando pelas 30 toneladas de resíduos recolhidos e pelos 20 banheiros instalados na área Baltoro, para evitar o lixo aos arredores", dizem os responsáveis pelo Cnkp (Central National Karakorum Park).

Todos os anos, mais de 6000 pessoas - entre funcionários locais e turistas visitam a geleira, além de 700 montanhistas e trekkers.

Este ano, como parte do projeto Seed o plano de manejo do parque foi aprovado e irá introduzir novas regras para a gestão de resíduos nas montanhas.

Leia também: Everest deverá ser limpo por montanhistas

Fonte foto: wikipedia.org