Aeroportos de Florença e Pisa livres de plástico: serão os primeiros na Europa a usar garrafas reutilizáveis e bebedouros

  • atualizado: 
Sem plástico

Boas notícias diretamente da terra de Chianti: os aeroportos de Florença e de Pisa estarão entre os primeiros aeroportos europeus 100% livres de plástico e a exercer um papel de vanguarda na recuperação das águas.

A empresa que administra os aeroportos da Toscana, juntamente com os prefeitos de Pisa e de Florença, lançaram o projeto-piloto para se chegar a voos 100% livres de plástico nos aeroportos europeus.

Durante uma conferência de imprensa, realizada na segunda-feira (7), o vice-presidente da Toscana Aeroportos, Roberto Naldi, explicou:

"Nesse dois aeroportos, 150 quilos de plástico são coletados diariamente e mais de 3000 litros de água engarrafada são jogados fora".

O projeto envolverá a todos, de funcionários a passageiros, e a expectativa é a de que esta seja apenas uma pequena parte da realização de um grande trabalho.

"Não banque o avestruz"

Como parte do projeto Toscana Aeroporti Plastic Free, foi lançada a campanha “Non fare lo struzzo” (algo como “Não banque o avestruz”, em português) que visa conscientizar a população e capacitá-las para ações favoráveis ao meio ambiente. A mobilização será desenvolvida em três etapas:

1 - A primeira prevê a instalação de quatro coletores, que serão utilizados para esvaziar as garrafas ainda cheias de água e outros líquidos, bem como para descartar corretamente os respectivos recipientes, facilitando a reciclagem. Dessa forma, a água coletada poderá ser tranquilamente reutilizada nos sistemas dos aeroportos.

2 - A segunda fase envolve a instalação de bebedouros com água potável. Isso acontecerá graças à colaboração das empresas Publiacqua e Acque, que fornecerão garrafas de água reutilizáveis ​​para funcionários e passageiros.

3 - A terceira e última fase será decisiva: buscando zerar completamente o uso de plástico nos dois aeroportos, prevê a modificação até mesmo de cláusulas contratuais e das subconcessões.

A iniciativa é completamente nova: nunca antes se fez uma proposta do gênero na Europa.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!