O coletor de lixo criado por Boyan Slat realmente funciona e está capturando toneladas de plástico no Pacífico


O Ocean CleanUp Array, sistema projetado por Boyan Slat para livrar o oceano do plástico, está provando ser capaz de cumprir sua importante e ambiciosa missão.

Seu inventor informou que o implemento passou com sucesso no teste a que foi submetido no último ano. Durante esses doze meses de experimentação, o sistema, Sistem 001/B, demonstrou ser capaz de capturar e coletar resíduos plásticos das águas: fragmentos visíveis, redes de pesca e, surpreendentemente, também microplásticos com um diâmetro de 1 milímetro.

Foram necessários sete anos de trabalho para construir o Sistema 001/B e esta é a segunda tentativa da empresa de criar uma estrutura capaz de libertar o oceano dos resíduos.

theoceancleanup 2

Embora este seja um sistema bastante simples, constituído essencialmente por um tubo flutuante e um grande ancinho, a empresa teve que experimentar diferentes soluções para conseguir um sistema eficiente.

theoceancleanup 3

Concebida em 2013 por Slat, então com dezenove anos, a estrutura trabalha de forma autônoma, explorando as correntes naturais do oceano para atrair resíduos flutuantes para si. O plástico é capturado dentro do equipamento, separado do plâncton e filtrado. Posteriormente, é possível recuperar o plástico para poder reciclá-lo.

Já na época de sua primeira realização, o jovem Slat prometeu que a invenção seria capaz de liberar mais de 7 mil toneladas de plástico do mar em cinco anos.

theoceancleanup 4

Este novo modelo possui um design aprimorado em relação aos protótipos anteriores, o que aumenta ainda mais seu desempenho: ele se move mais devagar e permite que os resíduos de plástico sejam capturados e reunidos com mais facilidade e eficácia.

“Depois de iniciar essa jornada há sete anos, este primeiro ano de testes no ambiente indica que nossa visão é viável e que o início de nossa missão de livrar o oceano de lixo plástico, que se acumula há décadas, está à mão”, declarou Boyan Slat.

O grande limpador de oceano pode ser melhorado ainda mais: Slat já está trabalhando no System 002, um sistema de limpeza em grande escala que poderá reter o plástico coletado por longos períodos de tempo, antes de trazê-lo de volta à terra e enviá-lo aos centros para reciclagem.

Talvez te interesse ler também:

DESCARTE O LIXO CORRETAMENTE: MUITA GENTE SE ALIMENTA DELE

A PRAGA DO PLÁSTICO NOS LUGARES MAIS REMOTOS DA TERRA: AGORA NO GELO DO ÁRTICO

ESSE JOVEM INVENTOU UMA MANEIRA BRILHANTE DE LIMPAR O MAR DO MICROPLÁSTICO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...