Descarte o lixo corretamente: muita gente se alimenta dele

comida-lixo

Existe uma dura realidade que dói só de pensar: a fome e a miséria de várias pessoas que vivem na extrema pobreza, tendo que enfrentar, como poucas alternativas disponíveis para elas, a busca de alimentos nos lixos.

E os problemas da fome e da miséria têm aumentado em nosso país, fato constatado até pelo relatório da ONU - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que divulgou o Mapa da Fome no Mundo 2018, informando quais são os países que passam por este problema, entre os quais, figura o Brasil.

Pensando nisso, quando você for descartar algo no lixo o faça de forma consciente, pois, podemos evitar o descarte de certos tipos de lixos encaminhando-os para reciclagem, e o que não for possível reciclar, reutilizando ou reaproveitando pois, muita gente, infelizmente, vai procurar por aquilo que você descartou... para comer!

O que fazer com a comida que sobrou?

Cascas de legumes e frutas, grãos crus podem ser reaproveitados e transformados em adubo através da compostagem caseira. Saiba como fazer isso em:

Já a comida cozida e os alimentos processados não são apropriados para o preparo do adubo caseiro, mas, existe uma forma de evitar jogá-los no lixo, como reaproveitá-los em novas receitas e, se ainda assim sobrar, ou não der para fazer isso, outra alternativa é dar para animais e/ou moradores de rua. Entretanto, se isto também, não for possível, o recomendável é embalar bem com uma cartolina ou um saco de papel grosso e enrolar bem com um jornal, protegendo e preservando mais dessa forma essa comida descartada no lixo. Essa atenção à comida jogada no lixo se deve ao fato que, mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo, existe gente passando fome em nosso país, catando comida em lata de lixo e dormindo na rua.

Nossa atitude consciente ao descarte de alimentos no lixo irá reduzir a contaminação desses, que infelizmente, sacia a fome de quem vive na miséria.

Se cada cidadão jogar no lixo o estritamente necessário e encaminhar, produtos ou materiais para os destinos corretos, os aterros sanitários e lixões diminuirão e só se jogará, no mínimo, lixo orgânico e rejeitos (papel higiênico, por exemplo) com menos possibilidade de contaminação se forem bem embalados para o descarte.

Também podemos mudar essa realidade se donos de restaurantes e pessoas que em seus lares tiverem comida sobrando, em vez de jogá-la, a der para quem tem fome. Isso diminuirá a possibilidade de quem vive na miséria comer comida do lixo.

E pensa você jogando no lixo cocô do cachorro, bituca de cigarro e objetos cortantes quando provavelmente alguém irá revirá-lo em busca de alimento?

O cocô do cachorro, qual é o destino correto?

No caso das pessoas que têm muitos animais, existem algumas alternativas de descarte correto das fezes deles, como por exemplo:

Se tiver muitos animais e também bom espaço no local que eles vivem, a sugestão é fazer uma espécie de fossa especial ligada ao esgoto para o descarte das fezes. Entretanto, se não tiver possibilidade de ter um sistema sanitário interno exclusivamente destinado à isso, descarte as fezes bem embaladas com jornal em um saco plástico biodegradável e destine-as para a coleta do lixo comum mas, se possível, evite fazer isso.

Caso, sejam poucos animais, recolha e descarte as fezes na privada.

Ao levar seu pet para passear, recolha as fezes que ele faz na rua e as descarte de uma dessas maneiras, a que for mais viável para você. Assim, você contribui com o serviço dos garis e a limpeza das ruas.

Caso seja impossível descartar as fezes do animal em casa, embale-as bem em jornal antes de colocá-las na lixeira da rua. Alguém poderá revirar o lixo da rua em busca de alimento. 

Cuidado com bituca de cigarro!

Ao jogar as bitucas de cigarro no lixo, confira se estão bem apagadas para evitar incêndio ou queimadura e as embale bem.

Se estiver fumando em local externo não jogue bituca de cigarros no chão, pois, além de sujar e poluir o ambiente corre-se o risco, se estiverem acesas, de provocar incêndios.

Conheça os prejuízos que a bituca de cigarro traz para o ambiente:

Respeito aos garis

E não somente respeito àqueles que infelizmente buscam alimentos no lixo. Garis também sofrem com o descarte incorreto.

Neste vídeo, do canal Rede TVT com a reportagem da Rede Minas, são mostrados os depoimentos dados pelos funcionários da coleta de lixo pública, Cláudio Melquiades, Lúcio Antônio e Maxwel Vinícius, contando sobre os acidentes que sofreram por conta do descarte de lixo feito de forma incorreta.

Devido a isso, o Chefe de Segurança do Trabalho Agnaldo Marques dá algumas dicas e orientações sobre como jogar o lixo cortante ou perfurante, na impossibilidade de encaminhá-lo para os locais de descarte corretos. Confira e se informe mais sobre isso!

O destino correto para cada tipo de lixo

Marcela Brito neste vídeo do seu canal, dá algumas dicas importantes e esclarecedoras de como separar e descartar o lixo de forma correta e consciente.

O que não jogar no lixo

Segue uma lista do que não jogar no lixo, para o descarte consciente dos vários tipos de resíduos, evitando prejuízos aos outros seres e ao meio ambiente:

Produtos tóxicos e/ou inflamáveis

Encaminhe restos de produtos químicos e tóxicos ou que estejam vencidos para pontos de coletas em locais onde são vendidos esses tipos de produtos.

Medicamentos e seringas usadas

Entregue medicamentos vencidos para farmácias que realizam a coleta desses produtos.

As seringas usadas, se não for possível lavá-las e esterilizá-las para encaminhá-las para reciclagem, com a devida permissão, leve-as para clínicas ou hospitais para serem descartadas no lixo hospitalar desses locais, saiba mais em:

Objetos e materiais cortantes e perfurantes

Materiais como vidros, arames, ferramentas e pregos quebrados, entre outros: leve-os para a cooperativa de reciclagem, bem embalados e com etiqueta discriminando o tipo de objeto ou material e, ainda, reforce avisando na hora de fazer a entrega desse reciclável.

Materiais reutilizáveis, reaproveitáveis ou recicláveis

Não jogue no lixo materiais como plásticos, metais, vidros, garrafas, latas, papelão, tetrapak, papéis, borracha, objetos descartáveis, roupas, bolsas e calçados, entre outros.

Um dos destinos corretos desses materiais é a Coleta Seletiva de Reciclagem.

Materiais que possuem radiação ou toxidade

Produtos como pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos, lâmpadas led ou fluorescentes, entre outros, é recomendável que sejam encaminhados para algum ponto de coleta onde foram fabricados, ou até supermercados que recebem estes materiais para encaminhar para o destino correto.

Neste caso também há a possibilidade de pesquisar pela Internet locais que fazem este tipo de coleta, um site que faz serviço é o eCycle, com seu Mecanismo de busca de Pontos de coleta de materiais perigosos.

O que encaminhar para a Reciclagem

Como visto, existem materiais, objetos e produtos que podem não servir para nós, mas, por serem recicláveis, o descarte correto é para uma cooperativa de reciclagem, um ecoponto ou um catador de material reciclável. Você dessa forma contribui para o trabalho e renda daqueles que fazem esse serviço, além, de dar um destino adequado para esses materiais.

Consumo e Descarte Consciente = Redução do lixo no Planeta

A melhor maneira de contribuirmos para reduzir a poluição, a contaminação, o desperdício, a fome, os lixões e aterros sanitários é praticar o Consumo Consciente e o Descarte Correto do Lixo.

Estima-se que a população global chegou a 7,7 bilhões em abril de 2019. Se cada um de nós se tornar mais consciente de suas escolhas e atitudes, promoveremos uma verdadeira Revolução em nosso Planeta, em prol de melhor qualidade de vida para todos! Esse é o nosso objetivo. Um mundo melhor é possível!

Talvez te interesse ler também:

PAGPAG: O PRATO QUE VEM DO LIXO, EM MANILA, FILIPINAS (VÍDEOS)

CATADORES DE SONHOS, DOCUMENTÁRIO DA VIDA DOS CATADORES NO LIXÃO DE AURÁ, BELÉM

MÁ GESTÃO DO LIXO CAUSA PROBLEMAS DE SAÚDE À TODA SOCIEDADE

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!