O terrível vídeo que mostra dunas de lixo no fundo do mar Mediterrâneo


Um aterro submerso. Isto é o que aparece aos olhos eletrônicos do submarino Victor que desceu 2.200 metros de profundidade, ao largo da costa francesa. Um tapete de lixo cobria o fundo do mar.

Que os nossos mares foram invadidos por lixo de todo tipo, especialmente plástico, é um fato já sabido, mas ver com seus próprios olhos o que acontece abaixo da superfície vai te deixar sem palavras.

O programa “13h15, le Dimanche”, transmitido no canal francês France 2, dedicou um episódio de sua série “Planeta Frágil” aos mares e oceanos. Seguindo uma equipe de pesquisadores, os jornalistas conseguiram ver o estado das profundezas do mar Mediterrâneo, sendo considerado, por incrível que pareça, o mar mais poluído do mundo.

As imagens são realmente chocantes, ainda que, infelizmente, tenhamos já nos acostumados a notícias como esta:

“Isso é o que você pode ver no Mediterrâneo, quando o submarino Victor desceu 2.200 metros de profundidade…”

O vídeo mostra o lixo que se acumula no fundo do mar, criando verdadeiras dunas de lixo.

De acordo com François Galgani, biólogo do IFREMER (Institut Français de Recherche pour l’Exploitation de la Mer), 300.000 toneladas de lixo são trazidas para a superfície, migalhas em comparação com a quantidade deixada no fundo do mar. Segundo o cientista, isso é apenas 1% do total.

“Os resíduos se acumulam nos oceanos. Aqueles que são vistos na superfície não são nada comparados aos que estão no fundo do mar”, explica o IFREMER.

Por outro lado, o plástico já foi encontrado até mesmo nos lugares mais remotos e inimagináveis do mundo, como na fossa das Marianas, nas Ilhas Henderson e no Everest.

Mesmo que as autoridades européias estejam se movimentando e já tenham proibido em até 2021 o uso do plástico descartável, em nosso pequeno caminho, já podemos dar nossa contribuição reduzindo o uso do plástico ao máximo possível, reciclando e reutilizando todo plástico que já estiver aí..

Aqui as imagens terríveis que mostram as profundezas do Mediterrâneo:

Talvez te interesse ler também:

AGORA É LEI: ZERO ISOPOR E PLÁSTICO DESCARTÁVEL EM FERNANDO DE NORONHA

A ‘TESOURA MOLECULAR’ QUE IRÁ ELIMINAR O LIXO PLÁSTICO, TORNANDO-O BIODEGRADÁVEL

O PLANO DE RECICLAGEM DA NORUEGA QUE PODE SALVAR O PLANETA DO LIXO PLÁSTICO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...