Isto não é um aterro, é o mar de Santo Domingo. Veja ondas de lixo em um vídeo chocante

  • atualizado: 
mar de Santo Domingo

Ondas de detritos plásticos derramando-se sobre a praia de Montesinos, na capital Santo Domingo. De garrafas à sacolas e ainda tampinhas, canudos e embalagens de todos os tipos: imagens tão incríveis que parecem uma montagem, mas infelizmente não é.

O vídeo é o resultado da nossa cultura do plástico descartável. O filmado foi divulgado por Parley, uma equipe de ambientalistas que trabalha na limpeza da costa da República Dominicana.

Resíduos de plástico, incluindo garrafas e embalagens de take-away, podem ser vistos surfando ao longo das ondas da praia.

"No passado, a gente mandava postais com praias mágicas e palmeiras, agora são ondas de resíduos de plástico. A não ser que todos ajam, as futuras gerações nem mesmo acreditarão que aquelas imagens dos postais existiram. O plástico tem que desaparecer", disse Cyrill Gutsch, fundador da Parley.

lixo santo domingo 2

O grupo ativista trabalhou durante anos junto com a marinha local e os conselhos militar e municipal para limpar o lixo plástico. Mais de 500 funcionários públicos foram recrutados para a operação. Em apenas três dias de trabalho, foram recolhidas 30 toneladas de plástico, embora Parley acredite que ainda haja muito trabalho a se fazer para eliminar todo o lixo.

Seis toneladas de plástico foram recuperadas e transformadas em Ocean Plastic®, um material usado para criar produtos alternativos ao plástico descartável.

lixo santo domingo 3

"Assistir a esse show ao vivo é absolutamente chocante, mas o pior é que isso não é uma novidade em Santo Domingo. Essa situação acontece toda vez que chove muito", explica Carmen Danae Chamorro, da Parley.

Assista ao vídeo:

 

Plástico, uma praga global

Daqui a 35 anos, os oceanos poderão conter mais plástico do que peixes em suas águas. Este alarme fora lançado por um estudo intitulado “The New Plastics Economy: Rethinking the future of plastics”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur.

A previsão, enfim, é que um mar de lixo inundará a Terra e não dará futuro às cadeias alimentares dos oceanos do mundo, que já há muito correm risco de colapso devido às emissões de gases de efeito estufa, à pesca intensiva e à poluição localizada.

Chega de plástico!

Talvez te interesse ler também:

seta

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

setaPLÁSTICO SHOCK: 10 IMAGENS DA NATIONAL GEOGRAPHIC QUE TODO MUNDO TEM QUE VER

seta ESSES RAPAZES ESTÃO LIMPANDO O OCEANO DO PLÁSTICO (E TAMBÉM CRIANDO EMPREGOS)

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!