Conheça o Projeto Composta São Paulo

Projeto Composta São Paulo

A sustentabilidade começa em casa e foi pensando nisso que a Prefeitura de São Paulo em parceria com a Morada da Floresta deu início a um projeto que visa popularizar a prática da compostagem doméstica.

O projeto irá selecionar cerca de 2 mil domicílios para receber gratuitamente as composteiras e participar de oficinas sobre seu funcionamento e manejo. Os participantes terão uma atuação fundamental pois irão ajudar a gerar informações e aprendizados que serão utilizados para impulsionar e fomentar a elaboração de uma política pública que estimule a prática da compostagem doméstica.

De acordo com o Composta São Paulo, mais de 50% (cerca de 5 mil toneladas/dia) dos resíduos domésticos são orgânicos e poderiam ser compostados em casa. Nas composteiras domésticas, os resíduos orgânicos são facilmente transformados em adubo. Cada composteira tem capacidade para reciclar de 1 à 2 kg/dia de resíduos orgânicos e pode reduzir pela metade o volume de resíduo gerado por família. O adubo produzido é ótimo para o solo, pois devolve à natureza parte dos nutrientes retirados pelas colheitas, podendo ser utilizado na agricultura orgânica, nas árvores da cidade e de reflorestamento, em pequenos plantios domésticos e urbanos.

Já que compostar é muito simples e exige apenas dedicação para separar o alimento orgânico e juntar com matéria vegetal seca e um pouco de tempo para entender e cuidar da composteira, não seria bacana fazer desse projeto uma prática nacional?

Se você é de São Paulo, aproveite a oportunidade e inscreva-se até dia 27 de julho para participar do projeto e receber sua composteira – grátis! Todos os inscritos receberão um email informativo após essa data. As oficinas de entrega das composteiras serão realizadas em agosto.

E você, que mora em outro estado e já estava tristinho(a) achando que perderia a oportunidade de ter a sua composteira doméstica, sorria. Assista ao vídeo da Morada da Floresta e aprenda como fazer e manusear sua composteira.

Fonte foto: northernlakeswormcastings.com