Composta São Paulo: 6 Objetivos e 1 Petição de Apoio

  • atualizado: 
Compostagem

O projeto Composta São Paulo pede seu apoio para que a sua continuidade seja possível.

O 1º objetivo é a continuidade e ampliação dos programas de compostagem descentralizada. É o recomeço de tudo antes que tudo se acabe - sim, é possível que a compostagem acabe pois, estes são processos de interesse difuso, que não geram lucro imediato, que não interessam a um empresariado não comprometido com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Senão, veja:

● Desde a criação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em 2014, o município de São Paulo implementou programas experimentais de tratamento de resíduos orgânicos.

● Os programas - com alta aprovação da população e técnicos, no entanto, não foram continuados.

● O Composta São Paulo é um dos programas que parou.

São 4 as propostas deste primeiro objetivo, veja:

1. Ampliar o Composta São Paulo para feiras livres e jardins sustentáveis em todas as subprefeituras

2. Dar continuidade ao programa de compostagem doméstica

3. Ampliar e continuar o programa de compostagem condominial

4. Implementar o programa de compostagem comunitária

Você pode ler sobre os outros 5 objetivos aqui no site Objetivos da Compostagem que, ao mesmo tempo explica os fundamentos deste processo e as necessidades para o município.

Você lembra pra quê é importante compostar?

1. Compostar é uma forma de reciclar plantas e restos de alimentos. É fazer com que esses resíduos virem adubo. É uma tecnologia natural que previne que esses resíduos contaminem a água, o solo e causem danos à saúde das pessoas.

2. Aterrar resíduos orgânicos é varrer 52% de todo o lixo produzido em SP pra debaixo do tapete, contribuindo para o aumento na emissão de carbono e gerando mais poluição. Ao passo que compostar, além de ser menos custoso do ponto de vista ambiental, gera economia para o município.

3. Além do impacto ambiental, a compostagem pode significar uma economia de cerca de 465 milhões de reais por ano aos cofres públicos. O composto produzido no processo é um excelente insumo para jardinagem e agricultura, e pode representar ganhos em receitas para a cidade.

O que vale é que não se perca todo o esforço realizado até agora - São Paulo é uma cidade imensa, com programas de reciclagem e compostagem, hortas orgânicas comunitárias e outros serviços de utilidade pública que, se você não entender que seu apoio é essencial, poderão deixar de existir.

Assine aqui você também

A petição é uma iniciativa da rede Minha Sampa que abraçou a defesa dos projetos de compostagem na cidade de São Paulo, acreditando que a sua continuidade é possível e desejável.

COMPOSTAGEM É RECURSO PRA CIDADE E QUALIDADE DE VIDA PARA SEUS CIDADÃOS!

Sua participação é fundamental para que a política da compostagem em nossa cidade seja ampliada. Assine já!

minha sampa

Minha Sampa Foto

Especialmente indicado para você:

setaCOMPOSTA SÃO PAULO - 259 MIL TONELADAS QUE JÁ NÃO FORAM PARA ATERRO‏

setaSÃO PAULO FARÁ COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS DE SUAS FEIRAS LIVRES

setaCONHEÇA O PROJETO COMPOSTA SÃO PAULO