Natal sustentável: como reduzir o impacto das festas


Estamos em novembro mas os impactos ambientais das festas de fim de ano já começaram. Ainda que muita gente esteja sem dinheiro, a produção e o consumo tendem a aumentar e, com isso, o. impacto ambiental também aumenta.

Mas nós podemos reduzir esse impacto, inclusive economizando no bolso, reutilizando, reduzindo e não desperdiçando.

O que fazer para diminuir o impacto ambiental, do lixo, das compras e do desperdício durante as festas de Natal?

Tempo de reflexão

O Natal é uma festa que reúne pessoas queridas que estiveram conosco durante todo o ano. É momento de celebrar as coisas boas da vida e refletir sobre o ano que já está fechando o seu ciclo.

As comemorações natalinas, geralmente, começam antes do dia 25, com os encontros entre amigos e festas no trabalho. Mas, depois da troca de presentes e dos comes e bebes, a quantidade de lixo produzida é grande.

Já que o Natal é um momento de reflexão, que tal adotarmos algumas práticas que fazem bem ao meio ambiente e segui-las para todas as demais festas e durante o novo ano que se iniciará?

Confira, a seguir, algumas dicas para minimizar o impacto que as festas natalinas causam à vida no planeta.

O impacto do Natal

Já parou para pensar no impacto causado pelas festas natalícias? Tudo começa bem antes  do dia 25 com…

  • aumento das emissões de gases de efeito estufa por causa do aumento da produção de bens de consumo
  • o da poluição causada pelo aumento do transporte de produtos para o Natal
  • exploração de mão-de-obra
  • desperdício de bens e materiais
  • o aumento de lixo e poluentes
  • consumo demasiado de carne e produtos de origem animal
  • uso excessivo de embalagens plásticas e materiais descartáveis

E as consequências prejudiciais de tudo isso costumam ser:

  • degradação ambiental
  • mais lixo na natureza
  • aumento de gases poluentes e do aquecimento global
  • o abate de milhares de animais em uma só época
  • exploração humana

Pensando em todas essas consequências, é imprescindível ter um Natal mais consciente, ecológico e sustentável para reduzir seu impacto ambiental e haver mais respeito com a natureza e as outras espécies.

O que fazer para ter um Natal sustentável

Seguem algumas ações que irão tornar o Natal mais consciente, minimalista e sustentável:

Faça uma árvore de Natal sustentável

Em vez de comprar uma árvore de Natal, que tal fazer uma de galhos ou com materiais recicláveis ou reutilizáveis, com o que tiver em casa? Vale também reutilizar a árvore do ano passado.

Veja algumas ideias de árvores de Natal sustentáveis  em:

Reutilize ou faça você mesmo a decoração natalina

Que tal, ao invés de você todo ano comprar mil e um enfeites de natal baratinhos, que, às vezes, só duram um ano mesmo, investir em bons e belos enfeites que podem ser usados em vários anos, ou você mesmo fazer os enfeites, reutilizando materiais?

Para fazer os enfeites de Natal pode-se utilizar tecidos, papéis, copos descartáveis, revistas, jornais, canudos e embalagens reutilizáveis, e assim fazer sua decoração natalina original, criativa e econômica.

Veja ideias de enfeites de Natal sustentável em:

Faça você mesmo os presentes e os cartões de Natal

Faça você mesmo os presentes de Natal, personalizados e reutilizando materiais. O mesmo com os cartões de felicitações.

Materiais que poderiam acabar no lixo podem se transformar em lindos presentes.

Veja ideias de presentes de Natal faça você mesmo reutilizando materiais em: 

Doe os presente que ganhou e não usa

Há presentes que as pessoas acabam não usando, deixando-os guardados, com pena de se desfazerem de algo dado com carinho. Mas se não usa o que ganhou, é melhor passar para frente. Pois, uma outra pessoa pode gostar e ficar muito feliz com o presente.

Reaproveite embalagens para embrulhar os presentes

Em geral, as pessoas têm guardados em uma gaveta papéis de presentes e embalagens bonitas. Que tal aproveitá-los para embalar os presentes que serão dados neste Natal?

Deixe as sacolas e as embalagens nas lojas e use o que tiver em casa para fazer você mesmo o embrulho para presente.

Crie lindas embalagens de presentes, utilizando folhas de revistas, jornais, tecidos, embalagens antigas, papelão, latas ou caixas tetrapark.

Veja ideias para embrulhar presentes de Natal reutilizando materiais em:

Faça da sua ceia, um evento fraternal e minimalista

Com medo de faltar, muita gente exagera e muita comida acaba indo para o lixo.

O recomendável é calcular melhor a quantidade e, se sobrar, reaproveitar o que sobrou.

Além do que, é bom lembrar que fartura não é fazer comida para jogar fora ou ostentar, mas, sim produzir e consumir somente o necessário, o que vai de encontro com o estilo minimalista de viver.

Repense o consumo da carne

Durante o ano, bilhões de animais são confinados e submetidos à condições cruéis para virar comida no prato do humano. E quando chega o Natal a situação piora, pois, para atender à demanda de consumo, milhares de aves, suínos e bovinos são abatidos para virar banquete de Natal.

Tal situação vai contra o verdadeiro espírito do Natal, que deveria ser mais fraterno, solidário e amoroso com todos os seres desse planeta mas, infelizmente, é o período que mais animais padecem, choram e são mortos. Dessa maneira, o Natal é comemorado com o sangue derramado dos inocentes. Muito contraditório isso!

Por tais motivos, que tal começar o ano com uma conduta diferente e fazer uma bela ceia vegana neste Natal? Opções não faltam!

Veja ideias para fazer uma ceia vegana de Natal em:

Entenda como, em:

Faça as compras natalinas de forma sustentável

Quando for fazer as compras de Natal, busque por marcas e produtos sustentáveis, priorizando os pequenos produtores, artesãos e comerciantes locais, utilizando sempre sacolas retornáveis em vez de plástico.

Não utilize copos, pratos e talheres descartáveis

Priorize o uso de pratos, copos de vidro e talheres de metal que são materiais duráveis. Dessa forma se reduz a quantidade de lixo e poluição no meio ambiente e se economiza nas despesas de Natal.

Se caso tiver em casa copos, talheres, pratos, garrafas plásticas que eventualmente utilize, lembre que estes podem ser reciclados ou reutilizados.

Separar o lixo (coleta diferenciada)

As festas de fim de ano são feitas naquela correria. A gente não tem muito tempo mesmo para organizar tudo e nessa hora quem é que pensa em cuidar do lixo?

Nesse contexto, é importante que cada um de nós leve em conta essa questão, desde o que sobrou do preparo da ceia até as embalagens de presente, lembrando de separar corretamente o lixo e encaminhar o que pode ser reciclado para uma cooperativa Ecoponto.

Doar, desapegar e ajudar quem precisa

©Kira auf der Heide/Unsplash

©Kira auf der Heide/Unsplash

Há pessoas que têm muito dificuldade para desapegar de coisas inúteis ou de que não precisam mais.

Essa atitude só impede as energias de circularem na vida. Além do mais, quantos objetos inúteis, às vezes, ficam ocupando espaço em casa ou até deixando-a bagunçada? E quantas roupas e acessórios não são mais usados e ficam ocupando espaço no guarda-roupa?

Vamos praticar o desapego e doar todas essas coisas que não servem mais e dar para quem precisa.

Há muitas instituições de caridade recebendo doações nesta época do ano. Informe-se sobre aquelas que atuam na sua cidade e faça esse bem para outras pessoas e para você mesmo.

Se viajar, não deixe lixo por aí

É comum neste época as pessoas visitarem familiares ou aproveitarem para tirar férias.

Descanse e esteja com as pessoas queridas, mas, antes de sair de viagem, faça uma limpeza na geladeira e na despensa, doe o que pode ser doado e o que não der mais para doar transforme em adubo.

E se for viajar, é preciso atentar de deixar apenas energia positiva e não marcas de sujeira e lixo descartado incorretamente, respeitando assim a natureza e o ambiente.

Formas de viver o Natal de forma mais consciente

Que tal sair do condicionamento da comilança e da bebedeira, excessos que tendem a acontecer nas comemorações do Natal e, ao invés disso, transformar esse evento em um momento mais marcante, presente e saudável.

Confira, a seguir, maneiras de ter um Natal mais alegre e consciente este ano:

Caminhe na natureza com seus familiares

Um jeito mais revigorante de comemorar o Natal em família, é estar em contato com a natureza, que traz calma, bem-estar e plenitude.

Limpe e prepare a residência com produtos caseiros e naturais

As pessoas costumam preparar o lar para o festejo de Natal utilizando produtos poluentes e com cheiros fortes. Uma forma de sair da toxicidade desses produtos é utilizar produtos mais naturais como vinagre e bicarbonato de sódio e óleos essenciais para perfumar o ambiente, deixando o lar mais aconchegante e harmonioso.

Reduza ou substitua o álcool por bebidas saudáveis

Infelizmente, as pessoas associam comemoração com beber até se embriagar e o que era para ser uma celebração se converte em ressaca e mal-estar.

Para evitar que isso aconteça já existem cervejas, champanhes e vinhos NÃO alcoólicos – além de que, você pode fazer caipirinhas fit e coquetéis sem álcool – o que possibilita beber SEM prejudicar o fígado e passar mal.

Faça uma boa ação para quem precisa

Uma forma de viver, de fato, o espírito do Natal é compartilhar algo bom com quem precisa.

De repente, reunir a família e fazer uma campanha de arrecadação de mantimentos para montar cestas-básicas para famílias carentes, que diga-se de passagem, devido às restrições provocadas pela pandemia aumentaram bastante.

Ao ver a felicidade de pessoas que não iriam poder comemorar o Natal pela falta de dinheiro já é algo extremamente gratificante, até mais que ganhar um presente material.

Que o Cristo nasça em cada um de nós!

Jesus passou tudo que viveu para nos ensinar que Cristo pode nascer, viver e se desenvolver em cada um de nós. Então, que esse ensinamento do Mestre seja um impulso para vivermos o que é Essencial e Verdadeiro.

Vamos aproveitar essa festa maravilhosa que é o Natal e vivê-la com mais consciência!

Resumindo a sua lista de coisas a fazer para ter um Natal sustentável:

  1. Não compre, faça!
  2. Reutilize, reaproveite, não desperdice!
  3. Se for comprar, prefira o comércio local
  4. Tenha solidariedade com os menos favorecidos
  5. Evite desmatamento e sofrimento comendo carne
  6. Reduza o lixo e aumente o amor
  7. Viva o verdadeiro espírito natalino

Para mais conteúdos sobre o Natal, leia também:

Natal: mais paz e harmonia e menos consumismo

Conheça o Natal de Origens e Tradições Xamânicas

Inspire-se neste Natal: é dando que se recebe. Uma campanha emocionante!

Chiquita Costureira, a mulher que reforma brinquedo do lixo para um Natal Solidário e Green




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...