Natal ambiental: como reduzir o impacto das festas

  • atualizado: 
Natal ambiental

O Natal é uma festa que reúne pessoas queridas que estiveram conosco durante todo o ano. É momento de celebrar as coisas boas da vida e refletir sobre o ano que já está fechando o seu ciclo. As comemorações natalinas, geralmente, começam antes do dia 25, com os encontros entre amigos e festas no trabalho. Mas, depois da troca de presentes e dos comes e bebes, a quantidade de lixo produzida é grande. O que fazer para diminuir o impacto do lixo neste Natal?

Já que o Natal é um momento de reflexão, que tal adotarmos algumas práticas que fazem bem ao meio ambiente e segui-las para todas as demais festas e durante o novo ano que iniciará?

Confira, a seguir, algumas dicas para minimizar o impacto que as festas natalinas causam ao meio ambiente. Talvez você nunca tenha pensado nisso antes, mas estamos aqui para mostrar que, sim, isso ocorre. Mas a boa notícia é que é possível fazer a diferença a partir deste ano.

1. Reciclar e reutilizar

Todos nós temos guardados em uma gaveta papéis de presentes e embalagens bonitas. Que tal aproveitá-los para embalar os presentes que você dará neste Natal? Deixe as sacolas e as embalagens nas lojas e reutilize os materiais que tem em casa para fazer você mesmo o embrulho para presente.

Há, também, pessoas que ganham presentes de que não gostam, deixando-os guardados, com pena de se desfazerem de algo dado com carinho. Mas, se você não usa o que ganhou, passe-o para frente. Uma outra pessoa pode gostar dele e ficar muito feliz com o presente.

Com medo de faltar, muita gente exagera e muita comida acaba indo para o lixo. Tente calcular melhor a quantidade e, se sobrar recicle as sobras:

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS: COMECE EM CASA A LUTA CONTRA O DESPERDÍCIO

DELICIOSAS RECEITAS PARA FAZER COM SOBRAS DE MACARRÃO

Copos, talheres, pratos, garrafas plásticas que eventualmente você usar, podem ser reciclados ou reutilizados.

Leia mais:

10 IDEIAS PRÁTICAS PARA REUTILIZAR GARRAFAS PET

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

2. Separar o lixo (coleta diferenciada)

As festas de fim de ano são feitas naquela correria. A gente não tem muito tempo mesmo para organizar tudo e nessa hora quem é que pensa em cuidar do lixo? Você, claro. Desde o descarte do que sobrou do preparo da ceia até as embalagens de presente, não se esqueça de separar corretamente o lixo.

3. Doar, desapegar e ajudar quem precisa

Há pessoas que têm muito dificuldade para desapagar de coisas inúteis ou de que não precisam mais. Essa atitude só impede as energias circularem na sua vida. Além do mais, quantos objetos inúteis, às vezes, ficam ocupando espaço em casa ou até deixando-a bagunçada? E quantas roupas e acessórios não são mais usados e ficam ocupando espaço no guarda-roupa?

Vamos praticar o desapego e doar todas essas coisas que não servem mais para quem precisa. Há muitas instituições de caridade recebendo doações neste época do ano. Informe-se sobre aquelas que atuam na sua cidade e faça esse bem para outras pessoas e para você mesmo.

4. Conservar decorações natalinas para o próximo Natal

Que tal ao invés de você todo ano comprar mil e um enfeites de natal baratinhos, que, às vezes, só duram um ano mesmo, e investir em bons e belos enfeites que podem ser usados em vários anos? Muitos deles, aliás, podem ser feitos por você. A sua árvore vai ficar personalizada e original!

Leia mais: COMO FAZER ENFEITES DE NATAL REUTILIZANDO DIVERSOS MATERIAIS

5. Se viajar, não deixe lixo por aí

É comum neste época as pessoas visitarem familiares ou aproveitarem para tirar férias. Descanse e esteja com as pessoas queridas, mas, antes de sair de viagem, faça uma limpeza na geladeira e na despensa e jogue o lixo no lugar correto.

Nos lugares por onde passar, deixe apenas a tua energia positiva. Respeite a natureza, as pessoas, as culturas e não deixe lixo por aí.

Leia mais: DICAS PARA UMA VIAGEM SUSTENTÁVEL

Vamos aproveitar essa festa maravilhosa que é o Natal com consciência!

Especialmente indicado para você:

10 ÁRVORES DE NATAL FEITAS COM LIVROS

10 IDEIAS DE PRESENTES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO

DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE PARA VOCÊ REPENSAR O SEU GUARDA-ROUPA