Poluição ambiental: urso polar sofre com lata presa à sua boca

  • atualizado: 
urso polar com lata na boca

Às vezes, é preciso um pouco de distância para vermos um problema que está perto de nós. Foi o que aconteceu com uma foto, que viralizou na internet, de um urso polar com uma lata presa à sua boca, na Rússia.

O lixo que produzimos afeta a vida selvagem, que não está tão longe o quanto geralmente imaginamos. Os ambientalistas russos fizeram um apelo, após a divulgação das fotos do filhote de urso com a lata presa na boca, que vive na ilha de Wrangel, um santuário natural localizado no círculo Ártico, no extremo nordeste da Rússia, um dos patrimônios mundiais da humanidade pela Unesco.

O sofrimento do urso durou duas semanas, segundo contou Alexander Grudzev, responsável pela reserva, à BBC. A lata (de leite condensado) impediu o animal de se alimentar, deixando-lhe estressado. O urso contou com a ajuda de uma operação organizada por guardas florestais da reserva, que usaram dardos tranquilizantes tanto na mãe quanto no filhote.

Embora os guardas tenham conseguido retirar a lata da boca do filhote de urso, sem provocar qualquer sangramento, o fato nos mostra como as nossas ações reverberam em todo o planeta. Sacos plásticos e latas são apenas alguns dos itens que fazem parte da lista de lixo que chega aos animais selvagens, causando enormes danos ao meio ambiente (veja links abaixo).

Faça a sua parte reduzindo o seu lixo, comprando com consciência, reutilizando coisas, separando e descartando o lixo, para reciclagem, para composteira, no lugar certo e destinado pra isso.

Especialmente indicado para você:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

PLÁSTICO ASSASSINO: MAIS DE 90% DAS AVES MARINHAS COMEM ESTE LIXO

PLÁSTICO NO MAR - FOTOS IMPRESSIONANTES DA POLUIÇÃO PLÁSTICA NAS PRAIAS DE HONG KONG

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!