Poluição ambiental: urso polar sofre com lata presa à sua boca


Às vezes, é preciso um pouco de distância para vermos um problema que está perto de nós. Foi o que aconteceu com uma foto, que viralizou na internet, de um urso polar com uma lata presa à sua boca, na Rússia.

O lixo que produzimos afeta a vida selvagem, que não está tão longe o quanto geralmente imaginamos. Os ambientalistas russos fizeram um apelo, após a divulgação das fotos do filhote de urso com a lata presa na boca, que vive na ilha de Wrangel, um santuário natural localizado no círculo Ártico, no extremo nordeste da Rússia, um dos patrimônios mundiais da humanidade pela Unesco.

O sofrimento do urso durou duas semanas, segundo contou Alexander Grudzev, responsável pela reserva, à BBC. A lata (de leite condensado) impediu o animal de se alimentar, deixando-lhe estressado. O urso contou com a ajuda de uma operação organizada por guardas florestais da reserva, que usaram dardos tranquilizantes tanto na mãe quanto no filhote.

Embora os guardas tenham conseguido retirar a lata da boca do filhote de urso, sem provocar qualquer sangramento, o fato nos mostra como as nossas ações reverberam em todo o planeta. Sacos plásticos e latas são apenas alguns dos itens que fazem parte da lista de lixo que chega aos animais selvagens, causando enormes danos ao meio ambiente (veja links abaixo).

Faça a sua parte reduzindo o seu lixo, comprando com consciência, reutilizando coisas, separando e descartando o lixo, para reciclagem, para composteira, no lugar certo e destinado pra isso.

Especialmente indicado para você:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

PLÁSTICO ASSASSINO: MAIS DE 90% DAS AVES MARINHAS COMEM ESTE LIXO

PLÁSTICO NO MAR – FOTOS IMPRESSIONANTES DA POLUIÇÃO PLÁSTICA NAS PRAIAS DE HONG KONG




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...