Seattle vai aplicar multa a habitantes que jogarem comida no lixo


São inúmeras as iniciativas que estão sendo postas em prática, no mundo todo, para evitar o desperdício de alimentos.

Mais uma está para ser implementada nos Estados Unidos com a aprovação unânime de uma lei sancionada pelo governo de Seattle, em Washington, que vai aplicar multa para quem jogar comida no lixo.

Esse sistema de vigilância vai funcionar da seguinte forma: os cidadãos em cujos lixos houver mais de 10% de alimentos orgânicos serão multados por desperdício. O método de averiguação desse quantitativo não é muito prático, mas a prefeitura garante que os garis serão capacitados para realizar a fiscalização adequadamente.

A lata de lixo irregular será fichada em um sistema computacional, para a aplicação da multa a seu dono, que a receberá no mês seguinte junto com a taxa de lixo cobrada dos habitantes da cidade periodicamente.

O valor da multa é de US$ 1 para o cidadão pego desperdiçando alimentos. Embora a multa seja baixa, a medida, segundo a prefeitura, é para conscientizar as pessoas sobre o problema do desperdício de alimentos e, com isso, incentivá-las a comprar comida de forma consciente e fazer, também, a compostagem do lixo. A fiscalização ocorrerá em residências e estabelecimentos comerciais, mas para estes a multa é mais cara: US$ 50.

Tomara que a medida consiga tocar os habitantes de Seattle para a importância do consumo consciente de alimentos.

Aqui no Brasil, onde tantas pessoas passam fome, 39 mil toneladas de alimentos são jogadas fora diariamente. Felizmente, algumas iniciativas já existem para reaproveitar a comida cujo destino seria o lixo. Entretanto, é importante que haja uma que afete as pessoas de forma global. Talvez o Big Brother do lixo não seja a melhor forma de evitar o desperdício por aqui, mas devemos aplicar ideias que efetivamente sejam capazes de evitar que milhares de toneladas de comida sejam jogadas fora quando há tantas pessoas passando fome no país.

Leia também:

LEI FRANCESA EVITA DESPERDÍCIO E AJUDA NO COMBATE À FOME

IDEIAS DO MUNDO INTEIRO CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Fonte: thegreenestpost




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...