ReciclAção, um projeto de coleta e reciclagem de lixo

ReciclAção, um projeto de coleta e reciclagem de lixo

A Zona Central do Rio de Janeiro tem sido beneficiada por um projeto que ressalta a importância da sustentabilidade. O Projeto ReciclAção comemorou um ano no final de março de 2014. Funciona no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, região central da capital fluminense.

O ReciclAção baseia-se em trabalhos de coleta e reciclagem de lixo, formação ambiental e de princípios de sustentabilidade para os moradores daquela área, que podem desfrutar de oficinas, campanhas e comemorações diversas.

As entidades mantenedoras do ReciclAção são as mais diversas: passam pela Prefeitura – com a Comlurb -, iniciativa privada – Brasil Foods (BRF), o Instituto BRF -, Estado - do IPP e da UPP Social, além de Secretaria de Estado de Ambiente/Instituto do Meio Ambiente – SEA/Inea, a Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) -, terceiro setor - Equilíbrio Sustentável, o Galera.com, o Grupo Proa, a Latasa, o Recicoleta/Tetra Pak – bem como a força e dedicação dos moradores.

Para se ter uma ideia do sucesso do projeto nesses 12 meses, um dado fundamental: inicialmente conseguiam reciclar 100 kg de materiais, após alguns meses atingiram 5 vezes mais esse patamar, ou seja, meia tonelada e, para finalizar, no mês de março, atingiram 1 tonelada! Fantástico, não é mesmo?

Nas recentes festividades que marcaram um ano do ReciclAção outra amostra de como se consegue trazer um tema, como a sustentabilidade, para a vida cotidiana das pessoas, de forma muito divertida. Havia estandes diversos que ensinavam como fazer a reciclagem, além de músicas, comidas e muita brincadeira para o público infantil se sentir em casa, na quadra da comunidade.

Muito bacana, não é mesmo? Esperamos agora que esse tipo de iniciativa se espalhe, não só por outras comunidades cariocas, como por todo o Brasil!

Fonte foto: facebook