Uma máquina fornecedora de produtos para reduzir a pobreza no Chile

máquina fornecedora de produtos para reduzir a pobreza no Chile

O projeto chileno foi apresentado no TEDGlobal, conferência que reúne projetos e ideias inovadoras, atualmente em curso no Rio de Janeiro até sexta-feira, 10.

Jose Manuel Moller, chileno de 26 anos, é presidente da Algramo, empresa que busca reduzir o preço das compras nos supermercados de uma maneira sustentável.

A ideia criada por ele foi levar para os mercados dos bairros da periferia chilena uma máquina fornecedora de alimentos básicos a granel, que são vendidos em embalagens plásticas individualizadas e reutilizáveis.

Tudo surgiu porque Manuel encontrou dificuldades para comprar produtos em pequenas quantidades quando esteve com um amigo em uma comunidade no Chile. Ele percebeu que o preço dos produtos vendidos em grandes embalagens era relativamente maior se comparado ao preço de produtos vendidos em embalagens menores. Mas por uma questão de liquidez dos produtos, muitas vezes não vale a pena comprar os produtos em embalagem grande, principalmente se você não consegue consumi-los antes da validade.

Hoje a ideia já esta sendo aplicada e as máquinas sendo utilizadas em 100 locais de Santiago do Chile, e no ano que vem, chegarão na Colômbia.

A máquina é instalada gratuitamente, a Algramo recebe uma porcentagem sobre a venda dos produtos e o consumidor economiza 40% nas suas compras.

fonte foto: algramo.cl

Todo mundo ganha, e de fato, a Algramo não é uma ONG e sim uma empresa que comprova que a sustentabilidade pode combinar com business sim! Deste modo os pequenos mercados podem concorrer com as grandes cadeias de supermercados, o consumidor economiza na compra, evita-se o desperdício e se reduz o número de embalagens para a natureza desintegrar. Simples assim!

Fonte foto capa: bbc.co.uk