Plástico reciclado e lâmpada a energia solar: a mochila que soluciona a falta de eletricidade na África


Uma empresa startup (de iniciativas inovadoras) fundada por amigas de infância, está contribuindo para a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo ajudando crianças na África do Sul.

Esta empresa de soluções criativas se chama Rethaka e inventou uma mochila escolar denominada Repurpose Schoolbags, feita de plástico reciclado e equipada com uma lâmpada e um painel de energia solar, que é carregado durante o dia enquanto as crianças vão para a escola, dessa forma, os estudantes podem usar a energia de noite, através da lâmpada para clarear o local onde irão fazer as lições de casa.

Essa invenção é para atender as crianças que não têm energia elétrica em casa e suas famílias para clarear o ambiente usam lamparinas à querosene.

A fumaça das lamparinas é poluente, por isso, prejudicial ao meio ambiente e à saúde das crianças, pois, tem efeitos tóxicos parecidos com os do cigarro.

A mochila também é constituída por faixas reluzentes que aumentam a visibilidade para as crianças que caminham nas ruas ou estradas para irem à escola, principalmente porque muitos estudantes precisam sair de casa antes de amanhecer para chegar no horário da aula.

Essa mochila multiuso é confeccionada com plástico 100% reciclado, recolhido em escolas ou aterros sanitários.

A Rethaka foi criada pelas empreendedoras Thato Kgatlhanye e Rea Ngwane, com o objetivo de desenvolver uma cultura empreendedora em Rustemburgo, cidade sul-africana onde cresceram, ajudando a ampliar as oportunidades de trabalho e criar soluções para os problemas dessa comunidade.

Por mais soluções como esta que nos enchem de esperança: um mundo melhor é possível!

Talvez te interesse ler também:

A GRANDE MURALHA VERDE: 8 MIL KM DE ÁRVORE PARA SALVAR A ÁFRICA

BANCO DA AMIZADE: COMO SE COMBATE, COM SUCESSO, A DEPRESSÃO NA ÁFRICA

MILHO E ABACAXI VIRAM PRATOS E TALHERES QUE PODEM SER PLANTADOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...