Remédios feitos da Flora Brasileira para curar câncer e muito mais


No Brasil, um consórcio 100% nacional busca produzir remédios feitos com princípios ativos extraídos da nossa flora. Serão medicamentos para a cura do câncer, para uso dermatológico, em cosméticos e antienvelhecimento.

A notícia foi dada por Grabriel Alves da Folha de São Paulo. Na empreitada estão o laboratório farmacêutico Aché (empresa 100% brasileira), o Laboratório Nacional de Biociências (integrante do CNPEM, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e a empresa Phytobios. Com um investimento inicial de R$ 10 milhões, sendo que 50% desse valor foi assumido pela Aché, a ideia é obter novos compostos químicos utilizando os princípios disponíveis na nossa natureza.

O Brasil é rico em recursos naturais e pesquisas científicas com uso da flora vêm sendo realizadas por empresas multinacionais há bastante tempo, com vistas a melhorar a composição e os efeitos dos medicamentos.

Estas pesquisas irão utilizar o extrativismo sustentável visando causar o menor impacto possível ao meio ambiente e obter novas espécies para experimentos inovadores em produção de medicamentos.

Com um foco bastante intenso em avaliar a biodiversidade para propor novas soluções de tratamentos, as pesquisas buscarão, através de conhecimentos químicos, identificar funcionalidades existentes na natureza e que são ainda desconhecidas pelos cientistas.

O conhecimento da natureza sempre se provou uma excelente alternativa no combate às moléstias e nós temos a influência indígena, povos que mantêm uma relação de conhecimento e respeito à flora e procuram obter o melhor do que a natureza oferece.

O conhecimento dessas populações indígenas e até as crenças e os saberes populares, agora estão sendo buscados à luz de pesquisas científicas para a elaboração de medicamentos eficazes e de menor impacto possível tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...