31 de Outubro é Dia Mundial da Poupança. Vamos economizar e consumir com consciência?


Hoje, 31 de outubro, é o Dia das Bruxas, mas é também o Dia Nacional da Poesia – em homenagem ao grande Carlos Drummond de Andrade, pois hoje é data de seu aniversario; é o Dia do Saci – personagem do folclore brasileiro para que nós não festejemos apenas abóboras e bruxas e, é também o Dia Mundial da Poupança!

Esta data tem o objetivo de incentivar as pessoas ao consumo consciente, lembrando da importância de economizar pra garantir um futuro melhor.

Claro que muita gente acha, com todo o direito, que o importante é viver o aqui e o agora como se não houvesse amanhã. É justo! Mas para falar a verdade, se pensarmos bem, são tantas as coisas que compramos inutilmente e que poderiam ser economizadas para o nosso bem mas principalmente para o bem do nosso planeta.

Cada coisa que compramos emprega diversos desperdícios: de energia, de materiais, matéria-prima, água, gera poluição… Mas aí, muitos dirão, que gera também emprego, renda e faz girar a economia. Tudo certo! mas podemos e devemos criar uma economia sustentável, que priorize nossos bens realmente importantes para uma vida melhor para todos, em todos os níveis.

Poupar não é ser avaro, mão-de-vaca, pode ser uma forma mais organizada de ver a vida, deixando de fazer e de comprar algumas coisas supérfluas hoje, para poder desfrutar de outros bens amanhã, uma casa, uma viagem, um plano de saúde, etc.

Sendo assim, a proposta de hoje é tentar enxergar as vantagens de saber consumir com consciência para tentar garantir um futuro mais tranquilo, principalmente porque ninguém sabe mas, todos podemos passar por períodos de dificuldades.

O Dia Mundial da Poupança tem sua origem em 1925 na Itália. A data fora criada para conscientizar a população sobre os benefícios de saber economizar bem como alertar sobre as consequências ruins que a falta de planejamento financeiro pode acarretar na vida de qualquer pessoa.

Agora, que tal poupar fazendo bem a saúde? Por exemplo, você SABE O QUANTO VOCÊ GASTA COM CIGARRO?

Que tal poupar deixando pra lá o impulso consumista que todos, ou quase todos, temos dentro de nós?

Leia: A ECONOMIA NEOLIBERAL MATA MAIS QUE TODOS OS EXÉRCITOS DO MUNDO

E veja no artigo abaixo algumas dicas para poupar, usando uma técnica japonesa de economia, chamada Kakebo:

KAKEBO, O MÉTODO JAPONÊS PARA APRENDER A ECONOMIZAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...