Nós também queremos Bancos Éticos. Saiba do que se trata

  • atualizado: 

Nós também queremos Bancos Éticos

Você sabia que no Reino Unido existe um movimento chamado Move your Money criado por um número crescente de pessoas insatisfeitas com os bancos britânicos, a fim de construírem um setor bancário melhor? Desde o início da crise bancária, quase nada mudou realmente. Os grandes bancos apostaram com o dinheiro do cidadão e todos acabaram perdendo, fundamenta-se a campanha que angaria fundos para a manutenção do serviço do site.

O setor bancário britânico conta com 5 grandes bancos que controlam três quartos de todas as contas correntes no Reino Unido. De acordo com o site da campanha, o governo britânico ajuda os bancos com 141 bilhões de libras esterlinas, incluindo garantias e desembolso de caixa.

A iniciativa que clama pelos chamados Bancos Éticos, apesar dos problemas, está prosperando. A demanda por um melhor sistema bancário é maior do que nunca, a campanha conta com 2,4 milhões de britânicos "mudando" suas contas desde 2012 para os bancos que são bem geridos, éticos e seguros.

Para saber como e quais são estes bancos, o site Move Your Money fornece informações sobre que tipo de conta e banco são ideais para o novo signatário, avaliando o desempenho de mais de 70 bancos em categorias como, honestidade, atendimento ao cliente e apoio à economia. Existem ali, por sorte, uma série de instituições que fazem um trabalho muito melhor e estão acima do padrão. Exemplos?

A instituição Ecology Building Society, por exemplo, demonstra compromisso real com a democracia e a sustentabilidade ambiental, tanto dentro de seu negócio como na sociedade em geral. Os seus membros são altamente engajados e regularmente consultados para falarem sobre qual é a forma que a instituição está utilizando o seu dinheiro.

Charity Bank, por sua vez, concentra-se no desenvolvimento de empreendimentos sociais, instituições de caridade e organizações comunitárias, só investem onde há finalidade social demonstrável. O banco publica detalhes de seus empréstimos, paga salários razoáveis ​​e bônus, nomeia diretores femininos, e oferece excelentes serviços aos clientes.

A pontuação mais alta da tabela de indicadores do site Move Your Money fica com o Triodos Bank, o maior banco sustentável da Europa. Especializado em agricultura orgânica, energia sustentável e desenvolvimento de microfinanças no mundo, Triodos tem um compromisso exemplar com a transparência, e um forte histórico de evitar empréstimos de risco.

Move Your Money parece mesmo fazer muito bem o seu trabalho, pois um dos bancos éticos, talvez o mais famoso deles por ter sido investigado e descoberto em má administração financeira, o Co-operative Bank ocupava o terceiro último lugar no ranking, antes de seus problemas atuais terem sido descobertos.

E nós? também queremos Bancos Éticos, queremos pagar menos taxas, menos juros, queremos que invistam em ideias sustentáveis, éticas e de comércio justo. Alguém conhece alguma instituição financeira hábil?

Fonte: positivenews.org.uk

Para saber mais: moveyourmoney.org.uk