Copa das Árvores existe e será realizada no Acre!

Copa das Árvores

A Copa do Mundo está se aproximando mas a Copa que não podemos deixar de torcer é a Copa da Árvores, que será realizado entre os dias 10 a 17 de julho na Aldeia Kuntamanã, no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre.

O evento, criado para fortalecer a implementação de uma produção econômica sustentável, de comércio justo e educativa para os povos indígenas da região, visa contribuir para os dilemas da produção de alimentos e conservação ambiental. Cinco diferentes temas serão tratados: sustentabilidade, cultura, ambiente, espiritualidade e medicina.

A programação do evento conta com um festival, uma feira e um fórum onde sustentabilidade e ambiente entrarão em pauta com diálogos sobre as potencialidades da floresta, o uso sustentável dos recursos naturais e a implantação de sistemas agroflorestais. O festival terá apresentações culturais dos povos indígenas e a Feira de Sustentabilidade e Comércio Justo dos Povos Pano e Comunidades Extrativistas da Floresta, terá estandes com seus produtos típicos.

As manifestações tradicionais das comunidades extrativistas e indígenas irão compor a parte cultural da festa. Para ilustrar o tema da espiritualidade, os anciões das comunidades abrirão um diálogo sobre a cosmologia indígena e a contextualização das plantas de poder; a sabedoria do uso das ervas para a cura será o tema do eixo medicinal. Além de todos os assuntos que a Copa da Árvore tratará, haverá também atividades esportivas como o campeonato de arco e flecha, cipó de força, arremesso de lança e, claro, os jogos de futebol.

O projeto visa contribuir para melhorias sociais e econômicas, para a real inclusão socioambiental e cultural dos povos indígenas e não apenas ações pontuais de cunho etno assistencialista. “Para nós, essa é a copa da vida, pois a floresta é a morada de milhares de seres viventes”, diz Haru Kuntamanã, líder indígena e um dos organizadores do evento.

Se algum turista bem informado vier ao Brasil para ver a Copa do Mundo, não poderá deixar de assistir a Copa das Árvores, em meio a protestos e muitas discussões sobre qual será o legado da Copa, o evento parece aproveitar o momento da melhor forma possível.

Fonte: copadasarvores.eco.br